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http://hdl.handle.net/11422/17894
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz Lagnier Gil | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T19:59:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17894 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualidade em serviços de transporte | pt_BR |
dc.subject | pesquisa com o usuário | pt_BR |
dc.subject | indicadores de qualidade | pt_BR |
dc.subject | externalidades ao uso do automóvel | pt_BR |
dc.title | Avaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte publico do Recreio dos Bandeirantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of user’s perception on the quality of the public transport system of Recreio dos Bandeirantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6560624698230526 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rossi, Angela Maria Gabriella | - |
dc.contributor.referee2 | Balassiano, Ronaldo | - |
dc.description.resumo | O bairro do Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, além de ser distante de áreas importantes da cidade, como Centro da cidade, possui uma caracterização espacial bastante dispersa, o que incentiva o uso de automóveis particulares. Adicionalmente, o sistema de transporte coletivo do bairro, foco deste estudo, não apresenta níveis de qualidade aceitáveis, o que pode reforça ainda mais a preferência pelo transporte individual. O uso do automóvel propicia diversas externalidades aos próprios usuários e ao meio ambiente, como congestionamentos, acidentes, poluição atmosférica, efeitos sobre a saúde humana, entre outros. Desta forma, é necessário elaborar medidas que reduzam o uso de automóveis e aumentem o uso de transporte coletivo, devendo este apresentar níveis de qualidade satisfatórios à população que o utiliza. Assim sendo, este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário, procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
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