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dc.contributor.advisorD’Agosto, Márcio de Almeida-
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz Lagnier Gil-
dc.date.accessioned2022-07-25T19:59:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:23Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17894-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade em serviços de transportept_BR
dc.subjectpesquisa com o usuáriopt_BR
dc.subjectindicadores de qualidadept_BR
dc.subjectexternalidades ao uso do automóvelpt_BR
dc.titleAvaliação da percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte publico do Recreio dos Bandeirantespt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of user’s perception on the quality of the public transport system of Recreio dos Bandeirantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6560624698230526pt_BR
dc.contributor.referee1Rossi, Angela Maria Gabriella-
dc.contributor.referee2Balassiano, Ronaldo-
dc.description.resumoO bairro do Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, além de ser distante de áreas importantes da cidade, como Centro da cidade, possui uma caracterização espacial bastante dispersa, o que incentiva o uso de automóveis particulares. Adicionalmente, o sistema de transporte coletivo do bairro, foco deste estudo, não apresenta níveis de qualidade aceitáveis, o que pode reforça ainda mais a preferência pelo transporte individual. O uso do automóvel propicia diversas externalidades aos próprios usuários e ao meio ambiente, como congestionamentos, acidentes, poluição atmosférica, efeitos sobre a saúde humana, entre outros. Desta forma, é necessário elaborar medidas que reduzam o uso de automóveis e aumentem o uso de transporte coletivo, devendo este apresentar níveis de qualidade satisfatórios à população que o utiliza. Assim sendo, este trabalho, utilizando como ferramenta a pesquisa com o usuário, procura caracterizar a qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido atualmente no bairro, a fim de determinar medidas que possam melhorá-lo e torná-lo capaz de atrair usuários de automóveis. Adicionalmente, busca-se entender os reais motivos pela preferência pelo automóvel particular, com a intenção de elaborar medidas restritivas ao uso do mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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