Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17895
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | D’Agosto, Márcio de Almeida | - |
dc.contributor.author | Rocha, Gabriel Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T20:02:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17895 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | métodos de avaliação | pt_BR |
dc.subject | ciclovia | pt_BR |
dc.subject | mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality of the cycling experience in urban environments evaluation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8932593711134769 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Leal Junior, Ilton Cury | - |
dc.contributor.referee1 | Rossi, Angela Maria Gabriella | - |
dc.description.resumo | O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto cicloviário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente, foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10010595.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.