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dc.contributor.advisorVasconcellos, Martha Werneck de-
dc.contributor.authorCastro, Deise Dias Scandiuzzi Valença de-
dc.date.accessioned2022-07-26T16:08:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCASTRO, Deise Dias Scandiuzzi Valença de. Proximidade e presença ausência: a poética de transgressão das imagens pictóricas esmaecendo estereótipos na construção do retrato feminino. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17909-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetratopt_BR
dc.subjectVaziopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleProximidade e presença ausência: a poética de transgressão das imagens pictóricas esmaecendo estereótipos na construção do retrato femininopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso é composto por um conjunto de pinturas que tratam primordialmente de questões ligadas à construção do campo pictórico, considerando a imagem figurativa como sendo fruto de um pensamento pictórico abstrato, e de como a proposta estética ligada à poética artística contribui para a criação de significados na obra. Há nele um elemento social motivador: meu inconformismo em relação à ditadura da aparência, especialmente relacionada ao processo de envelhecimento feminino. Há também um fio condutor: a saudade. A proximidade é um conceito fundamental nos trabalhos que se dividem em dois grupos: o rosto feminino e o espaço vazio. Com a valorização de certos recursos da linguagem pictórica, como a harmonia cromática, a baixa variação tonal, a sobreposição de velaturas e esbatimentos, busco trazer relações metafóricas ao acúmulo de experiências vividas pela pessoa idosa e também uma proposta de apreciação dos sinais do tempo na pele como algo valioso. Sendo essa abordagem do gênero retrato uma imagem-presença, apresento a imagem-ausência através da pintura do vazio, que evoca a presença de quem outrora esteve presente em um ambiente doméstico e, para mim, carregado de afetividade. Através da dicotomia presença/ausência, penso as imagens pictóricas como transgressoras, potentes na apresentação de uma visualidade enriquecedora capaz de ampliar o pensamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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