Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17909
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcellos, Martha Werneck de | - |
dc.contributor.author | Castro, Deise Dias Scandiuzzi Valença de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T16:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Deise Dias Scandiuzzi Valença de. Proximidade e presença ausência: a poética de transgressão das imagens pictóricas esmaecendo estereótipos na construção do retrato feminino. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17909 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Retrato | pt_BR |
dc.subject | Vazio | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.title | Proximidade e presença ausência: a poética de transgressão das imagens pictóricas esmaecendo estereótipos na construção do retrato feminino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse Trabalho de Conclusão de Curso é composto por um conjunto de pinturas que tratam primordialmente de questões ligadas à construção do campo pictórico, considerando a imagem figurativa como sendo fruto de um pensamento pictórico abstrato, e de como a proposta estética ligada à poética artística contribui para a criação de significados na obra. Há nele um elemento social motivador: meu inconformismo em relação à ditadura da aparência, especialmente relacionada ao processo de envelhecimento feminino. Há também um fio condutor: a saudade. A proximidade é um conceito fundamental nos trabalhos que se dividem em dois grupos: o rosto feminino e o espaço vazio. Com a valorização de certos recursos da linguagem pictórica, como a harmonia cromática, a baixa variação tonal, a sobreposição de velaturas e esbatimentos, busco trazer relações metafóricas ao acúmulo de experiências vividas pela pessoa idosa e também uma proposta de apreciação dos sinais do tempo na pele como algo valioso. Sendo essa abordagem do gênero retrato uma imagem-presença, apresento a imagem-ausência através da pintura do vazio, que evoca a presença de quem outrora esteve presente em um ambiente doméstico e, para mim, carregado de afetividade. Através da dicotomia presença/ausência, penso as imagens pictóricas como transgressoras, potentes na apresentação de uma visualidade enriquecedora capaz de ampliar o pensamento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DDSVCastro.pdf | 7.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.