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dc.contributor.advisorRibeiro, Letícia Parente-
dc.contributor.authorTeixeira, Maurício Moura-
dc.date.accessioned2022-07-29T13:15:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maurício Moura. Música suja, pirata e clandestina nos circuitos da economia: o grime na região metropolitana do Rio de Janeiro (2011-2021). 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17999-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica e geografiapt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.subjectMusic and geographicpt_BR
dc.subjectInner citiespt_BR
dc.titleMúsica suja, pirata e clandestina nos circuitos da economia: o grime na região metropolitana do Rio de Janeiro (2011 - 2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6826731822788129pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9828688891275649pt_BR
dc.contributor.referee1Steiman, Rebeca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555849691963606pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca descrever o circuito de grime, os agentes, fixos e fluxos que permitem a existência da cena musical deste gênero musical na região metropolitana do Rio de Janeiro. Apresenta descobertas sobre quando o gênero começa a se inserir na região, de maneira a formar um circuito, quais agentes compõem esse circuito, como se apresenta sua espacialização e como eles funcionam dentro da teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos. A partir dessas descobertas, fica nítido como o acesso das camadas populares e periféricas às tecnologias, mesmo que as mais simples e improvisadas, como a pirataria como recurso que permite ouvir, produzir e transformar músicas, e como as mudanças trazidas pela plataformização, deram origem a uma forma particular de distribuição e consumo do gênero, assim como tornam evidentes, também, práticas particulares estabelecidas entre os agentes que compõem esse circuito para a produção da música e também para viver ou tentar sobreviver através dessa expressão artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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