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http://hdl.handle.net/11422/17999
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Letícia Parente | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Maurício Moura | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T13:15:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Maurício Moura. Música suja, pirata e clandestina nos circuitos da economia: o grime na região metropolitana do Rio de Janeiro (2011-2021). 2022. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17999 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música e geografia | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Periferias | pt_BR |
dc.subject | Music and geographic | pt_BR |
dc.subject | Inner cities | pt_BR |
dc.title | Música suja, pirata e clandestina nos circuitos da economia: o grime na região metropolitana do Rio de Janeiro (2011 - 2021) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6826731822788129 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9828688891275649 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Steiman, Rebeca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4555849691963606 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca descrever o circuito de grime, os agentes, fixos e fluxos que permitem a existência da cena musical deste gênero musical na região metropolitana do Rio de Janeiro. Apresenta descobertas sobre quando o gênero começa a se inserir na região, de maneira a formar um circuito, quais agentes compõem esse circuito, como se apresenta sua espacialização e como eles funcionam dentro da teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos. A partir dessas descobertas, fica nítido como o acesso das camadas populares e periféricas às tecnologias, mesmo que as mais simples e improvisadas, como a pirataria como recurso que permite ouvir, produzir e transformar músicas, e como as mudanças trazidas pela plataformização, deram origem a uma forma particular de distribuição e consumo do gênero, assim como tornam evidentes, também, práticas particulares estabelecidas entre os agentes que compõem esse circuito para a produção da música e também para viver ou tentar sobreviver através dessa expressão artística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Geografia |
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