Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18027
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Atribuições do controller segundo os formandos em ciências contábeis do Estado do Rio de Janeiro: análise da importância e do nível de preparação
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Caio Marcio Rocha
Advisor: Macedo, Marcelo Alvaro da Silva
Abstract: A controladoria é um ramo de atuação e conhecimento relativamente novo no universo acadêmico e profissional. Em consequência, suas funções, atividades e área de atuação ainda não foram totalmente definidas tanto nas empresas como nas faculdades e universidades, podendo ter diferentes objetivos dependendo da empresa na qual está inserida ou diferentes definições dependendo da visão de quem está dissertando sobre a mesma. Tais divergências de visões também estão presentes no que tange às atribuições do controller. Com isso, o objetivo da presente pesquisa é investigar qual a importância e o nível de preparação dos formandos em Ciências Contábeis de Faculdades e Universidades do Estado do Rio de Janeiro em relação às atribuições do Controller. Para a realização de tal estudo foi utilizado uma pesquisa quantitativa, na qual a coleta de dados foi feita por meio de um questionário, enviado através de e-mail. A população consiste nos formandos de Faculdades e Universidades do Estado do Rio de Janeiro. A amostra é constituída de 47 discentes que responderam ao questionário. No presente estudo, entende-se como formandos os discentes com previsão de formatura até dezembro de 2023. A pesquisa teve como descobertas o fato de que a percepção dos formandos quanto à importância das atribuições expostas está de acordo com a literatura. Contudo, em grande parte os mesmos têm a percepção de estarem pouco preparados para o desempenho dessas atribuições.
Keywords: Ciências contábeis
Controladoria
Universidades
Pesquisa quantitativa
Atribuições
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAMOS, Caio Marcio Rocha. Atribuições do controller segundo os formandos em ciências contábeis do Estado do Rio de Janeiro: análise da importância e do nível de preparação. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMRRamos.pdf257.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.