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http://hdl.handle.net/11422/18029
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mansur, Marcelo Borges | - |
dc.contributor.author | Aranha, Wesley Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T18:24:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18029 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | caracterização | pt_BR |
dc.subject | bateria recarregável | pt_BR |
dc.subject | veículos híbridos | pt_BR |
dc.subject | lítio | pt_BR |
dc.title | Caracterização de bateria recarregável de lítio de veículos híbridos visando sua reciclagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Characterization of lithium rechargeable battery from hybrid vehicles aiming at recycling | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7535757110739404 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3937782138608018 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Paulo Emílo Valadão de | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Everton Pedroza dos | - |
dc.description.resumo | O objetivo do trabalho foi caracterizar baterias recarregáveis de íons lítio, utilizadas em veículos híbridos, vislumbrando a proposição de alternativas para o reuso dos seus componentes. Duas baterias, cada uma pesando 5,3 kg foram desmanteladas manualmente. A primeira etapa de caracterização consistiu em separar as frações mássicas principais da bateria: 24% de plásticos, 6% de alumínio metálico sob a forma de placas que constituíam o cátodo, 10% de cobre metálico sob a forma de placas que constituíam o ânodo e 43% de pós que recobriam cátodo e ânodo. A diferença em massa (17%) corresponde a perda durante operação de desmantelamento e o eletrólito que não pôde ser recuperado. As frações de plástico, alumínio e cobre representam 40% da massa total da bateria e podem ser reutilizadas diretamente. A segunda etapa de caracterização consistiu na identificação das espécies contidas nos pós do cátodo e do ânodo, que correspondem a 28% e 15% da massa total da bateria, respectivamente. Tal caracterização química foi realizada através de análises semiquantitativas por fluorescência de raios-X, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X e espectroscopia de absorção atômica, e análise qualitativa por difração de raios-X. Verificou-se que o pó que reveste o material catódico da bateria consiste predominantemente de uma mistura de fosfato de ferro contendo lítio supostamente dopado com ítrio (LixFeYPO4) com a seguinte composição (m/m): 30,6% Fe, 14,6% P, 1,7% Li, 1,9% Al, 1,7% Mn, 0,5% F, além de elementos traços. Já o pó que reveste o material anódico é composto essencialmente por carbono (> 90%), contendo 3,4% F, 2,1% Li e outros elementos traços. Uma análise econômica preliminar indica que alumínio, cobre e carbono constituem as frações mais rentáveis na bateria estudada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Metalúrgica |
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