Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18055
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A taxa efetiva de impostos das companhias abertas brasileiras: enfoque no gerenciamento tributário e no impacto da pandemia
Author(s)/Inventor(s): Vermil, Douglas da Silva
Advisor: Moraes, Marcus Vinicius Melo
Abstract: O Brasil tem um dos mais complexos sistemas tributários do mundo, onde são necessárias diversas horas de trabalho de modo a apurar, lançar e pagar os impostos devidos. Nesse cenário, o gerenciamento tributário se torna importante peça no tabuleiro dos gestores brasileiros na busca por diminuir o impacto dos impostos sobre o resultado. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo visa apurar e analisar, por setor, as taxas efetivas de tributos incidentes sobre o lucro das companhias abertas do Brasil no período de 2017 a 2020. Para isso, foram selecionadas 870 observações, ao longo do período escolhido, de 16 setores através do software Economatica. Seguidamente, para cada setor, foram coletados os valores do Lucro antes do Imposto de Renda (LAIR) e da despesa com IR e CSLL por companhia. Dessa forma foi possível chegar aos valores das alíquotas efetivas de imposto de renda (ETR) de cada setor, o que possibilitou a análise em relação ao gerenciamento tributário e a avaliação dos impactos da pandemia sobre a alíquota efetiva. Os valores observados demostraram que grande parte nos apresenta ETR abaixo da alíquota nominal no período de 2017 a 2020. Além disso, a variação do LAIR observada nos dados, de certa forma, corresponde aos dados econômicos setoriais do IBGE no período da pandemia. Em resumo, pode-se indicar a tendência de gerenciamento tributário nos setores da amostra, excetuando-se o setor de Transporte Serviços. Dentre aqueles onde há evidência de possível gerenciamento tributário, destacam-se os setores Têxteis e o de Máquinas Industriais.
Keywords: Gerenciamento tributário
Impostos
Taxas
Sistema tributário
Lucros
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VERMIL, Douglas da Silva. A taxa efetiva de impostos das companhias abertas brasileiras: enfoque no gerenciamento tributário e no impacto da pandemia. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSVermil.pdf360.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.