Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18075
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Demonstração do valor adicionado de 100 empresas listradas nos diferentes segmentos da B3: uma análise de sua conformidade com o CPC 09
Author(s)/Inventor(s): Silva, Edwyn Faria da
Advisor: Pinto, Marcos
Abstract: O presente estudo tem como principal foco verificar o nível de conformidade aos critérios de divulgação do pronunciamento técnico CPC 09 de 100 empresas enquadradas nos diferentes tipos de Governança Corporativa. O objetivo geral do artigo é conhecer o nível de conformidade das empresas dos diferentes níveis de governança corporativa em relação ao atendimento dos itens pedidos pelo pronunciamento técnico CPC 09. Para tanto, foram analisadas as demonstrações financeiras do ano de 2020 de 100 companhias listadas na B3, baseando-se num checklist de 10 critérios fundamentados de acordo com os requisitos de divulgação estabelecidos pelo CPC 09. Abordar esse tema se torna relevante visto que, a incorreta evidenciação de itens pode impactar na percepção dos stakeholders. Quanto à metodologia, a presente pesquisa tem perspectiva qualitativa e natureza descritiva, além de ser classificado como bibliográfico e documental segundo os procedimentos de coleta de dados. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que 42% das empresas da amostra não referenciaram o CPC. Sendo o setor Novo Mercado de governança corporativa o setor com o maior número de conformidades com a norma.
Keywords: Valor adicionado
Análise de dados
Governança corporativa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Edwyn Faria da. Demonstração do valor adicionado de 100 empresas listradas nos diferentes segmentos da B3: uma análise de sua conformidade com o CPC 09. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFSilva.pdf178.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.