Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18117
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Evolução dos óbitos e da cobertura vacinal contra covid-19 em idosos: análise do período de 2020-2021 no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Costa, Mariana da Silva
Advisor: Paiva, Natália Santana
Co-advisor: Dalvi, Ana Paula Razal
Abstract: A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2 que pode se apresentar de forma assintomática ou ocasionar sintomas graves que podem acarretar em óbitos. Estudos evidenciaram que a população idosa é a mais propensa a desenvolver a doença em sua forma grave, com sintomas mais agressivos e atípicos, ao mesmo tempo em que a vacina contra Covid-19 tem se mostrado menos eficaz neste grupo etário. Devido ao envelhecimento populacional, ocasionado pela transição demográfica, cresce o número de pessoas na 3ª idade em vários países do mundo, o que exige maior preparo dos serviços de saúde para atender a demanda dessa população. O município do Rio de Janeiro (MRJ) é bastante heterogêneo, o que gera diferenças nos indicadores de saúde de cada Área Programática (AP), sendo importante verificar o comportamento da mortalidade e a cobertura vacinal de idosos nas diferentes regiões. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a evolução dos óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid- 19 e da cobertura vacinal contra Covid-19 segundo características sociodemográficas e clínicas na população residente do MRJ com 60 anos ou mais. Trata-se de um estudo ecológico a partir de casos e óbitos de SRAG por SARS-CoV-2 ocorridos no MRJ e em suas Áreas Programáticas (AP) no período de março de 2020 a agosto de 2021, além dos dados da cobertura vacinal contra Covid-19 em idosos do MRJ de janeiro a agosto de 2021. No período de estudo, 72% dos óbitos de SRAG por SARS-CoV-2 ocorridos no MRJ foram em pessoas com 60 anos ou mais. A cobertura vacinal do esquema completo (2ª dose/DU) contra a Covid- 19 se encontrava em 87,33% em agosto de 2021. Os óbitos e a letalidade foram superiores no sexo masculino, na raça/cor branca, nos indivíduos que foram internados em UTI e nos que fizeram uso de suporte ventilatório. A letalidade apresentou aumento conforme o avanço da idade, variando de 43,2% na faixa etária de 60 a 69 anos a 70,5% na faixa etária de 90 anos ou mais. As maiores taxas de letalidade foram encontradas nas AP 5.1, 5.3 e 5.2 (56,7%), todas localizadas na Zona Oeste. Os primeiros meses da pandemia no Brasil (Março-abril-maio de 2020) foi o período que apresentou as taxas mais elevadas. No último trimestre analisado (Junho-Julho-Agosto de 2021) foi possível observar redução do coeficiente de mortalidade e da letalidade, devido a vacinação contra Covid-19 que teve início no dia 18 de janeiro de 2021 no MRJ. Espera-se que os achados do presente estudo possam contribuir para o enfrentamento da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, evidenciando o grupo populacional mais vulnerável e os locais que devem ser tratados como prioridades das ações da vigilância em saúde.
Keywords: Síndrome respiratória aguda grave
COVID-19
Cobertura vacinal
Idoso
Vigilância epidemiológica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Mariana da Silva. Evolução dos óbitos e da cobertura vacinal contra covid-19 em idosos: análise do período de 2020-2021 no município do Rio de Janeiro. 2022. 83 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSCosta.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.