Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18150
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da pandemia da COVID 19 no mercado internacional de petróleo e gás: enfoque em empresas de Brasil, Estados Unidos e México
Author(s)/Inventor(s): Rosa, Thiago Ricardo Borges da
Advisor: Lins, Luiz dos Santos
Abstract: A pandemia da Covid 19 colocou o mundo em alerta máximo e causou inúmeros impactos na saúde, a nível social, econômico e financeiro. As medidas de contenção instauradas pelos diversos governos ao redor do mundo, num esforço de tentar reduzir a disseminação da doença acabou provocando problemas em quase todos os setores de atividade. O fato de livre circulação de pessoas e bens ter sido restrita e diminuída impactou na atividade econômica, ao nível da produção e do consumo. Em função dessas restrições de circulação, a indústria petrolífera foi uma das mais atingidas e as empresas viram os seus índices econômicos e financeiros prejudicados. O objetivo deste trabalho foi demonstrar e comparar os índices de desempenho econômico-financeiro de companhias do setor de óleo e gás no Brasil, Estados Unidos e México, nos exercícios de 2019, e em 2020. Adotando uma metodologia de pesquisa bibliográfica e aplicando um estudo de caso, com a coleta de dados relacionados ao índices de desempenho dessas empresas, foi possível concluir que na sua grande maioria, as empresas viram os seus índices piorarem, de um ano para o outro, em função da pandemia.
Keywords: Pandemia
Índices
Petróleo
Empresas petrolíferas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROSA, Thiago Ricardo Borges da. O impacto da pandemia da COVID 19 no mercado internacional de petróleo e gás: enfoque em empresas de Brasil, Estados Unidos e México. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRBRosa.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.