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dc.contributor.advisorBatista, Jorge Chami-
dc.contributor.authorBurgi, Sandro Salvi-
dc.date.accessioned2017-04-24T19:13:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:40Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1816-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectEconomia internacionalpt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectPaíses em desenvolvimentopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectintegração econômicapt_BR
dc.titleCustos de comércio não-tarifários e o padrão de especialização internacional: avaliação empírica do “efeito Alchian Allen” no universo de importações dos EUApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3873889443177475pt_BR
dc.contributor.referee1Kubrusly, Lúcia-
dc.contributor.referee2Filho, Getúlio Borges da Silveira-
dc.description.resumoEstudo a estrutura e influência dos custos de comércio, tarifários e não-tarifários, no padrão de especialização internacional ganha cada vez mais importância na pesquisa empírica e na modelagem teórica em economia internacional. Esse fenômeno não acontece por acaso, uma vez que a via externa se tornou, desde o final da Segunda Guerra Mundial, uma fonte importante de crescimento econômico para os países em desenvolvimento e permaneceu importante para os países desenvolvidos. Atualmente, México e China são dois exemplos de países em desenvolvimento que dependem fortemente da demanda externa para crescer e desenvolver suas economias, enquanto Alemanha e Japão são dois exemplos de países desenvolvidos que permanecem extremamente apoiados no comércio internacional para sustentar seus níveis de desenvolvimento e taxas de crescimento econômico. De modo geral, a significativa redução das barreiras comerciais após o final da Segunda Guerra Mundial – resultante de acordos comerciais entre as principais economias desenvolvidas e emergentes, tais como o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), o Tratado de Lisboa, atualmente vigente no âmbito da União Europeia e o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) – e a maior integração econômica dos mercados aumentou a relação (X + M)/PIB para a maioria das economias. Durante esse período, as barreiras tarifárias foram significativamente mais reduzidas do que os custos de transporte. Assim, devido ao aumento da integração econômica e dos fluxos internacionais de comércio, os custos não-tarifários de comércio, principalmente os custos de transporte, ganharam maior relevância dentro das barreiras comerciais incorporadas aos modelos clássicos de especialização internacional (Hummels, 2007). Esse fenômeno ocorre não somente em virtude da maior integração dos mercados, mas também resulta de um cenário no qual os custos não-tarifários de comércio passaram a ser parcela mais significativa dos custos totais de comércio. Consequentemente, a literatura teórica sobre custos de comércio não-tarifários ganhou maior destaque no âmbito da literatura de economia internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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