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dc.contributor.advisorBhaya, Amit-
dc.contributor.authorTronkos, Erik Fernandes-
dc.date.accessioned2022-08-05T19:21:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18210-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectDegeneração Macularpt_BR
dc.titleInstrumento baseado em tecnologia de realidade virtual para auxilio a detecção precoce de degeneração macular relacionada à idadept_BR
dc.title.alternativeInstrument based on virtual reality technology to aid in the early detection of age-related macular degenerationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Tavares, Frederico Caetano Jandre Assis-
dc.contributor.referee1Esperança, Claudio-
dc.contributor.referee2Duarte, Francisco Jose de Castro Moura-
dc.description.resumoA degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é o principal fator responsável pela perda grave de acuidade visual em indivíduos com idade maior de 60 anos no Brasil. Apesar de existirem tratamentos que retardam o progresso da doença e a redução da capacidade visual [1], a detecção precoce da DMRI se mostra fundamental pois ainda é impossível reverter danos causados pela doença [2]. Atualmente, a detecção de DMRI é feita em serviços de saúde com o auxílio de equipamentos importados de alta complexidade e baixa disponibilidade baixa em território nacional. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um instrumento, baseado em dispositivos móveis tipo celular (smartphones), executando um aplicativo em realidade virtual baseado em estímulos tremeluzentes contrafásicos (counterphase flickering stimuli, os quais chamaremos de estímulos flicker daqui em diante), para ser utilizado na triagem de potenciais acometidos de DMRI e com isso auxiliar a detecção precoce da enfermidade. O aplicativo foi desenvolvido na plataforma Unity, compilado e executado num smartphone Moto Z Play XT-1635 (Motorola, EUA), inserido num capacete de realidade virtual RIEM3 (RITECH, China) e conectado, para obtenção de resposta do paciente, a um controle ´IPEGA 9099 (´IPEGA, China). A aplicação para visualização dos resultados foi feita em canvas HTML5. O protótipo gera estímulos flicker com 2o de amplitude em um raio de 10o do campo central de visão, colhe respostas do usuário, computa frequência de acertos e erros e gera um arquivo resposta. Esse arquivo fornece esses dados para outra aplicação a fim de gerar um relatório para avaliação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Computação e Informação

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