Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFolly, Rossana Odette Mattos-
dc.contributor.authorVieira, Jéssica dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-05T20:52:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18224-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbancadapt_BR
dc.subjectinstrumentaçãopt_BR
dc.subjectcustopt_BR
dc.subjectdidáticopt_BR
dc.titlePlanta didática automatizada para ensino de graduação em engenhariapt_BR
dc.title.alternativeAutomated teaching plant for teaching undergraduate engineeringpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Valdman , Andrea-
dc.contributor.referee1Lajas, Heloisa-
dc.contributor.referee2Parente, Andrea-
dc.description.resumoNesse trabalho projeta-se uma bancada experimental de instrumentação para os alunos de Engenharia onde poderão ser analisados o comportamento do sistema e suas grandezas uma vez que ocorra alteração do seu estado de equilíbrio. Do processo com características industriais numa escala semi-industrial são analisados os instrumentos a serem utilizados em diferentes tecnologias de transmissão eletro-eletrônicas. Sugere-se com esta planta uma mini estação de aquecimento de água, sendo parte retornável ao tanque e outra descartada. Deste processo, são medidas grandezas como vazão, temperatura, nível e pressão. A medida desta pode ser feita em seu valor absoluto ou comparativo a outras pressões em diferentes pontos da planta. O software Visio® foi usado na criação da planta, habilitando a organização e divisão da planta por meio de camadas que possibilita o agrupamento dos elementos envolvidos na mesma. Os sensores, válvulas, bomba e centrais são os elementos analisados quanto a viabilidade de implementação através, também, do levantamento econômico levando em conta as tecnologias 4 a 20 mA e Arduino. Ao final é sugerida a estrutura que concilia arranjo dos instrumentos e tecnologia de forma a reduzir custos sem prejudicar a proposta inicial. Assim, apresentando o preço da escolha final da bancada didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10012891.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.