Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Petraglia, Mariane Rembold | - |
dc.contributor.author | Vital, Filipe de Almeida Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T21:08:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18230 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Detecção de Bordas | pt_BR |
dc.subject | Transformada Discreta de Cosseno | pt_BR |
dc.subject | Inspeção Remota | pt_BR |
dc.subject | Análise de Textura | pt_BR |
dc.title | Detecção de bordas e análise de texturas aplicadas a inspeção de dutos submersos | pt_BR |
dc.title.alternative | Edge detection and texture analysis applied to submerged pipeline inspection | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Gomes, José Gabriel R. C. | - |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Heraldo Luís Silveira de | - |
dc.contributor.referee2 | Haddad, Diego Barreto | - |
dc.description.resumo | A verificação da integridade de dutos é muito importante na indústria de petróleo. Falhas no sistema de transporte e extração podem causar grandes impactos financeiros à empresa, tanto por perda do produto como por multas devido ao impacto ambiental. Este trabalho propõe um método para utilizar técnicas de processamento de imagem para auxiliar os operadores nas inspeções remotas, tornando-as mais rápidas e confiáveis. As empresas responsáveis se beneficiariam tanto com a redução das horas de trabalho dos avaliadores como com a redução do risco de falhas no sistema, considerando, ´e claro, que os problemas encontrados fossem devidamente tratados. E utilizada uma variação do algoritmo de Canny para detecção de bordas ´ em imagens coloridas e a transformada de Hough para determinar a posição do duto, seguido de uma análise de textura utilizando DCT para buscar anomalias no duto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10010581-min.pdf | 653.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.