Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Katia Teonia Costa de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Rhenan Carlos Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-07T23:12:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18253 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Latim | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estado Novo | pt_BR |
dc.subject | Reforma Capanema | pt_BR |
dc.title | O ensino de latim no Estado Novo: entre ascensão, decadência, reformas e disputas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8077148972154531 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6086674247729547 | pt_BR |
dc.description.resumo | A década de 40 será marcada por diversos acontecimentos no mundo, em razão do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, o autoritário governo Vargas insere o país em uma intensa e desgastante crise política e econômica. Em compensação, na mesma década, contaremos com diversas transformações no sistema educacional brasileiro, denominadas de Leis Orgânicas do Ensino de 1942. A principal delas, referida na Lei Orgânica do Ensino Secundário, de 09 de abril de 1942, conhecida como Reforma Capanema, que assegurou às línguas clássicas um importante lugar nos currículos do ensino secundário dos adolescentes brasileiros, instituindo o ensino do latim em todas as quatro séries do primeiro ciclo, denominado ginasial, e um segundo ciclo de três anos, divididos em duas áreas: clássico ou científico. Esta reforma, proposta pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, tinha como finalidade a formação espiritual dos discentes, o conhecimento patriótico e o conhecimento humanístico, além de preparar o intelecto do adolescente para servir de base a estudos mais elevados de formação especial. Logo, propomo-nos, neste trabalho, observar, de forma comparativa e analítica, o ensino de latim durante a Reforma Capanema e os resultados dessa lei no mercado editorial brasileiro tomando como base a publicação de materiais didáticos para o ensino de latim. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Latim |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCAPinheiro.pdf | 386.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.