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dc.contributor.advisorAzevedo, Katia Teonia Costa de-
dc.contributor.authorPinheiro, Rhenan Carlos Araújo-
dc.date.accessioned2022-08-07T23:12:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18253-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstado Novopt_BR
dc.subjectReforma Capanemapt_BR
dc.titleO ensino de latim no Estado Novo: entre ascensão, decadência, reformas e disputaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8077148972154531pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6086674247729547pt_BR
dc.description.resumoA década de 40 será marcada por diversos acontecimentos no mundo, em razão do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. No Brasil, o autoritário governo Vargas insere o país em uma intensa e desgastante crise política e econômica. Em compensação, na mesma década, contaremos com diversas transformações no sistema educacional brasileiro, denominadas de Leis Orgânicas do Ensino de 1942. A principal delas, referida na Lei Orgânica do Ensino Secundário, de 09 de abril de 1942, conhecida como Reforma Capanema, que assegurou às línguas clássicas um importante lugar nos currículos do ensino secundário dos adolescentes brasileiros, instituindo o ensino do latim em todas as quatro séries do primeiro ciclo, denominado ginasial, e um segundo ciclo de três anos, divididos em duas áreas: clássico ou científico. Esta reforma, proposta pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, tinha como finalidade a formação espiritual dos discentes, o conhecimento patriótico e o conhecimento humanístico, além de preparar o intelecto do adolescente para servir de base a estudos mais elevados de formação especial. Logo, propomo-nos, neste trabalho, observar, de forma comparativa e analítica, o ensino de latim durante a Reforma Capanema e os resultados dessa lei no mercado editorial brasileiro tomando como base a publicação de materiais didáticos para o ensino de latim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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