Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18265
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise das demonstrações contábeis como avaliação do impacto econômico-financeiro da COVID-19 nos hospitais de São Paulo
Author(s)/Inventor(s): Duarte, Marcelle Mariah Pinto
Advisor: Cavalcante, Frederico O. S.
Abstract: Em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província da China central, foi verificado um novo agente do Coronavírus, o sétimo dessa família, denominado SARS-CoV2, causador da doença COVID-19. Devido ao alto poder de contágio, a doença espalhou-se velozmente para outros países, infectando milhares de pessoas. Em janeiro de 2020, a situação piora e o mundo começa a enfrentar uma pandemia sem precedentes. Milhões de internados e mortos, muitos setores da economia devastados, trabalhadores perdendo empregos, vidas destruídas e hospitais extremamente lotados. Diante do caos, é preciso compreender como determinados setores lidaram com essa pandemia e quais as consequências disso a curto e longo prazo. Sendo assim, o presunto estudo analisa um dos setores mais afetados pelo COVID-19, a saúde, e, para isso, serão analisadas as demonstrações financeiras dos hospitais particulares de São Paulo, evidenciando o quanto a pandemia impactou tais índices e interpretando de que maneira os problemas foram solucionados mediante a esta situação emergencial. Ao final do estudo, é possível compreender que o objeto estudado sofreu um grande impacto no ano de 2020, sendo evidenciado através das demonstrações financeiras e indicadores econômico-financeiros, além disso, o resultado é alarmante para os principais hospitais de São Paulo que lidarão com as consequências desta pandemia devastadora.
Keywords: COVID-19
Pandemia
Hospital
Análise econômica
Análise financeira
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DUARTE, Marcelle Mariah Pinto. Análise das demonstrações contábeis como avaliação do impacto econômico-financeiro da COVID-19 nos hospitais de São Paulo. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMPDuarte.pdf928.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.