Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18276
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Denize Dias de | - |
dc.contributor.author | Barki, Luana | - |
dc.contributor.author | Nolasco, Patricia Claudio | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T17:48:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:08Z | - |
dc.date.issued | 2007-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Contaminação do solo | pt_BR |
dc.subject | Contaminantes | pt_BR |
dc.subject | Gasolina | pt_BR |
dc.title | Análise da sensibilidade da metodologia RBCA para diferentes texturas de solos contaminados por gasolina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4572683442495247 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1194553759283972 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Aguiar, Laís Alencar de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5785500333245448 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nicolaiewsky, Elioni Maria de Arruda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1415702466630320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Selma Gomes Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2878770983264825 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Ladimir José de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4336956035358282 | pt_BR |
dc.description.resumo | As atividades de distribuição e armazenamento de derivados de petróleo têm contribuído para a geração de passivos ambientais em solos e águas subterrâneas. A preocupação com esse assunto cresceu após inúmeros derramamentos, fazendo com que as legislações se tornassem cada vez mais restritivas. Além disso, inúmeros estudos vêm sendo realizados para desenvolver soluções e minimizar tais impactos ao meio ambiente através de medidas preventivas e/ou mitigadoras. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a análise do impacto da contaminação de gasolina em três diferentes texturas de solo, utilizando a metodologia RBCA (Risk- Based Corrective Action) proposta pela norma E 1739-95 (ASTM, 2002), cuja base foi adotada pelo procedimento da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em 2006. De uma forma geral, identificou-se que a contaminação em um solo arenoso apresenta maior risco ao meio ambiente e à saúde humana, quando comparado aos solos argiloso e siltoso, visto que os contaminantes se dispersam mais facilmente. No entanto, recomendam-se estudos mais aprofundados para um maior detalhamento do impacto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBarki.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.