Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18280
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo sobre os impactos da pandemia do coronavírus nos hábitos financeiros, de renda e poupança no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Almeida, Matheus Candeia de
Advisor: Leal, Luiz Antonio Ochsendorf
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar e compreender os impactos da pandemia do coronavírus na mentalidade financeira, na renda e poupança de uma amostra coletada na cidade do Rio de Janeiro. Bem como, identificar a percepção da população quanto ao seu entendimento acerca de finanças pessoais e possíveis alterações em seus hábitos financeiros após o início da pandemia. A metodologia de pesquisa é descritiva e exploratória, foi utilizada a amostragem por conveniência, coletada através de redes sociais. Constatou-se através da análise dos dados coletados com 159 cidadãos da cidade do Rio de Janeiro por meio de questionário online com 24 perguntas, sendo a maior parte dos respondentes do sexo feminino entre 21 e 30 anos, uma mudança na mentalidade financeira após o início da pandemia, bem como impactos majoritariamente negativos em suas respectivas rendas e poupanças. Ao final, foi possível identificar a importância da educação financeira para garantir segurança e estabilidade, principalmente em tempos de crise.
Keywords: Finanças pessoais
Gestão financeira
Finanças comportamentais
Pandemia
Educação financeira
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALMEIDA, Matheus Candeia de. Um estudo sobre os impactos da pandemia do coronavírus nos hábitos financeiros, de renda e poupança no Rio de Janeiro. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCAlmeida.pdf428.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.