Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18285
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação entre as operações de compra e venda de ações por internos das empresas abertas brasileiras e o valor de mercado de suas campanhas
Author(s)/Inventor(s): Mendes, João Pedro Dias
Advisor: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar se há relação entre as operações de compra e venda de ações dos principais grupos internos das empresas abertas brasileiras e o valor das ações de suas respectivas empresas através da leitura dos documentos de Valores Mobiliários negociados e detidos (art. 11 da Instrução CVM nº 358) (CVM, 2002). O instrumento metodológico utilizado foi a metodologia de estudo de evento proposta por Campbell e Mackinkey (1997). A base de dados usada para responder às perguntas tem como referência o período de 2017 à 2020 e contou com uma amostra de 268 ações de companhias abertas listadas na B3, tendo sido as informações obtidas através dos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a plataforma de informações financeiras Quantum Axis (QUANTUM AXIS). Foi feita a análise estatística sob a hipótese de que os documentos de Valores mobiliários negociados e detidos (art. 11 da Instrução CVM nº 358) (CVM, 2002) não geram retornos anormais nas cotações dos ativos neles listados. Os resultados mostram que, em geral, o retorno anormal – a variável dependente analisada – tem correlação quase nula com o evento de divulgação dos documentos objetos desse estudo. E pôr a presente pesquisa não ter sido capaz de encontrar, correlação entre o documento e o valor da ação, o documento pode não ser conhecido pelo mercado.
Keywords: Comissão de Valores Mobiliários (Brasil)
Insider trading
Mercado de ações
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDES, João Pedro Dias. A relação entre as operações de compra e venda de ações por internos das empresas abertas brasileiras e o valor de mercado de suas campanhas. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPDMendes.pdf126 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.