Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18292
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Metodologia de análise da penetração do gás natural na matriz energética da Vale: o estudo de caso da pelotização
Author(s)/Inventor(s): Nogueira, Larissa Pinheiro Pupo
Advisor: Dutra, Luis Eduardo Duque
Co-advisor: Oliveira, Ricardo Gorini de
Abstract: A Vale é uma das maiores empresas do Brasil e cada vez mais tem se posicionado como uma mineradora de caráter global. Por possuir portfólio diversificado e operações intensivas em energia, têm investido cada vez mais em projetos de geração de energia para abastecer suas plantas e, mais recentemente, ciente das vantagens atreladas ao consumo de gás natural, adquiriu blocos de exploração visando o auto-suprimento. Dada a representatividade que o consumo de energéticos possui nos custos operacionais de empresas de grande porte como a Vale e o leque de opções energéticas disponíveis no Brasil e no mundo, uma ação de planejamento adequada capaz de analisar, de forma integrada, a efetiva disponibilidade e a utilização competitiva, em termos técnicos, econômicos e de mercado, das variadas fontes de energia e caminhos tecnológicos disponíveis, de forma a otimizar a eficiência energética dos processos sem incrementar os custos, se faz fundamental. O presente trabalho propõe uma nova metodologia para a revisão da matriz energética de uma empresa de caráter industrial, capaz de estruturar e agregar os fluxos energéticos existentes, bem como analisar a competitividade das alternativas de substituição entre energéticos. A fim de ilustrar a aplicação prática do método, foi realizado um estudo de caso do processo de pelotização de minério de ferro de forma a avaliar o potencial de inserção de gás natural como insumo energético nessa operação.
Keywords: Vale - empresa
Energia
Gás natural
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOGUEIRA, Larissa Pinheiro Pupo. Metodologia de análise da penetração do gás natural na matriz energética da Vale: o estudo de caso da pelotização. 2009. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPPNogueira.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.