Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18295
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Imposto sobre serviços (ISS) no Município do Rio de Janeiro: um estudo sobre seus impactos no modelo orçamentário público
Author(s)/Inventor(s): Trotta, Lucas Oliveira
Advisor: Pinto, Marcos Roberto
Abstract: A sociedade é um grande sistema estrutural, na qual os sujeitos estabelecem relações pessoais ou impessoais que apresentam, como um todo, um aspecto de coletividade. Com o avanço populacional, tornou-se mais necessário a abertura de discussão de como se viver em comunidade, de forma que benefícios sejam acessíveis a todos, sem distinção de raça, etnia, religião. Os estados, as cidades e os municípios foram estabelecidos dentro de um conceito de territorialidade. O Trabalho trata exatamente disso, como uma forma de evidenciar para a sociedade em questão que para o município de rio de janeiro, a arrecadação do ISS (imposto sobre serviço) faz parte desse conjunto, como uma importante engrenagem que movimenta todo um motor que traz consigo todo uma estrutura governamental, essa relação afeta diretamente a sociedade e seu coletivo, já que é um capital importante para o funcionamento da máquina pública. A arrecadação tributária do ISS, tem um grande peso sobre a necessidade orçamentaria do município, constatado estatisticamente pelos números apresentados. A metodologia adotada no trabalho foi definida como pesquisa de levantamento com uma abordagem quantitativa, na qual dados numéricos foram coletados para afirmar tal posicionamento. Verificou-se que o ISS tem enorme relevância para o município, onde mostrou-se que períodos extraordinários com deficiência em sua arrecadação poderia trazer sérios percalços. Por fim, o presente trabalho apresentou números concretos que apresentam correlações e comparações que através disso, conclui-se que o efeito do imposto é totalmente importante ao município e que o percentual de sua participação nos resultados é enorme. Também é importante destacar a importância de novos estudos sobre o caso, quanto a fiscalização e a utilização da verba de forma otimizada e inteligente.
Keywords: Imposto sobre serviços
Arrecadação tributária
Sociedade
Orçamento público
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TROTTA, Lucas Oliveira. Imposto sobre serviços (ISS) no Município do Rio de Janeiro: um estudo sobre seus impactos no modelo orçamentário público. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelando em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOTrotta.pdf279.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.