Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18297
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Analise das diferenças e similaridades no conteúdo dos regimentos internos dos comitês de autoria das empresas de capital aberto
Author(s)/Inventor(s): Evangelista, Perseus de Sousa
Advisor: Silva, Adolfo Henrique Coutinho e
Abstract: O estudo objetivou analisar o conteúdo dos regulamentos internos dos comitês de auditoria estatutários das empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3. Foi utilizada uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa com base em uma amostra de 111 empresas que divulgaram os Regimentos Internos dos Comitês de Auditoria Estatutários, no site da Comissão de Valores Mobiliários, no período de 01/01/2018 a 26/11/2021. Por fim, o objetivo do trabalho consiste em analisar o conteúdo disseminado pelas organizações nos respectivos relatórios, expondo quais conteúdos as empresas abordam ou deixam de abordar e ainda se seguem as normas e instruções das agências e instituições reguladoras. Em linhas gerais, pode-se concluir que as empresas nem sempre formalizam no Regimento Interno do Comitê de Auditoria o que é exigido pelas normas, ou seja, não mencionam as competências do comitê, a composição do comitê e nem tampouco deveres dos membros do Comitê. Além disso, nota-se que as empresas não seguem fidedignamente o conteúdo que deve mencionar em concordância com o que é pedido pelos órgãos regulamentadores.
Keywords: Auditoria
Regimento Interno
Capital aberto
Regulamento interno
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: EVANGELISTA, Perseus de Sousa. Analise das diferenças e similaridades no conteúdo dos regimentos internos dos comitês de autoria das empresas de capital aberto. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSEvangelista.pdf254.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.