Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18304
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria Lucia Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Lima, Erica Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T00:26:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18304 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | Reantropofagia na poética de Graça Graúna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5273605528369234 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8992694102109709 | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho, buscou-se entender o que é a literatura indígena e o que torna alguns poemas de Graça Graúna, poeta potiguara, produções inalienavelmente indígenas, apesar do uso de formas literárias de tradições não originárias. O que se pôde constatar é que a literatura indígena é um termo que se refere às produções literárias de autoria originária (GRAÚNA, 2013; JUSTICE, 2013; MUNDURUKU, 2017; DORRICO, 2018), cuja teorização passa por questionar a literariedade definida pelo ocidente a fim de expandi-la. No que concerne à poética de Graúna, se pôde constatar que a voz indígena antropofagiza o legado ocidental e asiático ao fazer uso de formas literárias de suas tradições e, dessa forma, reinventa seus usos através de um trabalho consciente com a linguagem. É possível entender que Graúna promove uma ReAntropofagia, pois devora consciente e criticamente o legado cultural de povos não indígenas numa atitude de absorção e transformação em benefício da retomada, celebração e difusão de culturas originárias. O trabalho é concluído com uma reflexão, em consonância com a lei 11.645/08, sobre a necessidade de estudos literários que se engajem com as produções de autoria nativa para romper com a colonialidade (GROSFOGUEL, 2011) presente nos currículos escolares brasileiros e para promover processos educativos dialógicos que envolvam diversidade étnica, equidade, interculturalidade, visibilidade e a legitimação de diferentes vozes na literatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EGLima.pdf | 303.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.