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dc.contributor.advisorPinto Junior, Helder Queiroz-
dc.contributor.authorCordeiro, Igor Martins-
dc.date.accessioned2017-04-25T19:35:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:41Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1830-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSetor sucroenergéticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Álcool (ProAlcool)pt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectMercado brasileiropt_BR
dc.subjectEconomia brasileirapt_BR
dc.subjectBalança comercialpt_BR
dc.subjectAgência Nacional do Petróleo (Brasil) (ANP)pt_BR
dc.titleO mercado de Etanol e suas perspectivas de crescimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3107390040853067pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, José Vitor Bomtempo-
dc.contributor.referee2Queiroz, Renato Pinto-
dc.description.resumoO mercado brasileiro de etanol combustível apresenta um futuro promissor e é visto hoje, novamente, como um grande potencial da economia brasileira, uma vez que, subproduto da agricultura, mais especificamente do setor sucroenergético, representa uma das principais fontes de energia do país ao suprir a crescente demanda gerada pela frota de carros flex-fuel. Por outro lado pode representar um importante componente da balança comercial brasileira, tendo em vista a crescente demanda do mercado externo por este produto, que é utilizado como aditivo à gasolina com o objetivo de reduzir as emissões de gás carbônico no meio-ambiente. Ao analisarmos este mercado e suas peculiaridades, o etanol combustível ganha ainda mais importância no cenário nacional. Atualmente, este combustível é primordial na matriz energética brasileira, além de se constituir numa atividade econômica que gera renda e emprego para milhares de brasileiros. Estas características combinadas aumentam sobremaneira a necessidade de um acompanhamento efetivo por parte do Governo e de suas instituições reguladoras, como já vimos no passado, através do Programa Nacional do Álcool em 1975, e recentemente, através da Medida Provisória n°532 que nomeou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) como reguladora do mercado brasileiro de etanol. Atualmente com (i) as janelas de exportação que se abrem de maneira oportunista para o etanol brasileiro (janelas dependentes dos preços domésticos de cada país importador), (ii) a grande volatilidade dos preços internacionais do açúcar (produto que divide a mesma matéria-prima com o etanol brasileiro) e (iii) o foco dado ao combate da inflação no Brasil, surge um novo desafio ao Governo e ao setor sucroenergético, qual seja o de garantir o abastecimento interno, controlando assim o comportamento da inflação, em conjunto com o ganho da credibilidade externa e interna ao promover o etanol como uma fonte de energia renovável e limpa. O interessante deste trabalho se concentrará nos dois diferentes pontos de vista que irão nortear as decisões dos principais stakeholders envolvidos: o Governo que buscará exclusivamente a redução de efeitos negativos derivadas de um possível aumento de preços ao consumidor, enquanto que o setor privado que buscará um ganho de credibilidade para o setor, aliado ao aumento de suas receitas. O objetivo desta monografia é o de apresentar características e se aprofundar na análise deste desafio, buscando não só compreender os possíveis impactos de cada decisão, mas também entender a estratégia por trás dos principais stakeholders deste mercado: Governo e setor sucroenergético. O etanol brasileiro tem, de fato, excelentes perspectivas, visto sua grande escala e produtividade ímpares no mundo, no entanto alguns desafios terão de ser superados para que esta indústria ganhe plena confiança dos diversos agentes econômicos (internos e externos).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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