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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico
Author(s)/Inventor(s): Lima, Guilheme Santana
Advisor: Gomes, Regina Souza
Abstract: A persuasão em textos jornalísticos publicados na internet é construída através de mecanismos que podem ser esclarecidos a partir da semiótica, deixando clara a existência de uma intencionalidade discursiva. O objetivo central deste trabalho é analisar alguns tuítes jornalísticos, observando os recursos argumentativos empregados pelo enunciador como estratégia de persuasão a favor da adesão às vacinas diante da crise da saúde da Covid-19. Examinamos, principalmente, no nível discursivo, os recursos semânticos e seu efeito persuasivo, ou seja, o uso de temas e figuras. A análise de tuítes jornalísticos do Estadão segundo essa perspectiva demonstrou como foi produzido na internet o claro intuito de convencimento de um veículo jornalístico a partir da manifestação de temas cuidadosamente figurativizados, que mostraram a eminência do enfrentamento à pandemia de modo responsável. Temas que categorizam elementos do mundo natural, como saúde, morte e urgência foram representados em diversos tuítes sobre uma cobertura figurativa de indução a um comportamento favorável às medidas de vacinação e distanciamento. Essa estratégia contribuiu para o relativo êxito do programa nacional de imunização ao sensibilizar uma parcela da população brasileira, tomando como base os dados nacionais de adesão ao completo ciclo vacinal.
Keywords: Semiótica
Discurso
Jornalismo
Redes sociais
Língua portuguesa
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

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