Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18339
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços
Author(s)/Inventor(s): Silva, Aline Ribeiro Nunes
Advisor: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Abstract: Tendo em vista as grandes mudanças nas relações sociais e de consumo provocadas pela internet, dentre elas o advento do marketing digital, e considerando também os efeitos positivos que esse marketing pode trazer para as organizações, em especial às microempresas- que muitas vezes dispõem de um baixo orçamento ou enfrentam maiores dificuldades para se manter competitivas no mercado- esta pesquisa investiga a percepção e o uso das estratégias de marketing digital pelos microempreendedores, além das mudanças que essas estratégias causam na organização. O intuito é entender as principais características para a implementação do marketing digital em microempresas, bem como verificar o entendimento dos microempreendedores no que tange ao tema, verificar as principais dificuldades enfrentadas por esses empresários na implementação dessas estratégias e, por fim, analisar os resultados obtidos na organização após o início do uso do marketing digital. Para isso, utiliza-se um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços e, através de uma entrevista estruturada e análise de informações, obtém-se que há baixo investimento pela microempresa em marketing digital; além disso, verifica-se dificuldades relacionadas ao uso das ferramentas disponíveis e falta de planejamento e equipe capacitada para utilizar de maneira estratégica os benefícios do marketing digital e assim otimizar os resultados da empresa. Assim, constata-se que mais importante que adquirir ferramentas ou criar perfis em plataformas online, é importante investir em conhecimento e capacitação, para assim realizar um planejamento estratégico e, então, utilizar de maneira correta as ferramentas de marketing digital apropriadas para os objetivos do negócio.
Keywords: Marketing digital
Microempresas
Estratégia de marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Aline Ribeiro Nunes. Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARNSilva.pdf411.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.