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http://hdl.handle.net/11422/1835
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Homsy, Nelson Chalfun | - |
dc.contributor.author | Neves, Rodrigo Abbês Baêta | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T17:59:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1835 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mercado imobiliário | pt_BR |
dc.subject | Gestão do espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Operação Urbana Consorciada Faria Lima | pt_BR |
dc.subject | Certificados de Potencial Adicional de Construção | pt_BR |
dc.title | Os agentes do espaço urbano e os instrumentos de urbanização: estudo de caso da operação urbana Faria Lima no município de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5415092781826385 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, René Louis de | - |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Manuel Alcino da | - |
dc.description.resumo | Analisa a atuação do Poder Público em parceria com o setor privado na gestão do espaço urbano, utilizando como exemplo a Operação Urbana Consorciada Faria Lima em São Paulo. Estuda-se a dinâmica do espaço urbano e os diferentes agentes que nele atuam de maneira a identificar a complexidade envolvida em suas relações. Através disso, evidencia-se necessidade de associação entre os diversos envolvidos no mercado imobiliário, como a sociedade, os empreendedores capitalistas e o Estado na construção do espaço urbano e na elaboração de um planejamento urbano para as cidades. A Operação Urbana Consorciada Faria Lima consiste na concessão, por parte do Estado, de direitos adicionais de construção além do limite pré-estabelecido pela Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo para o setor privado, através dos instrumentos de outorga onerosa e Certificados de Potencial Adicional de Construção. Desta maneira o Poder Público é capaz de financiar os investimentos em infra-estrutura urbana, pois as outorgas e certificados geralmente tem contrapartida em dinheiro, e de gerir os usos, ocupações e densidades de determinadas regiões de São Paulo, através de planejamento urbano pré-estabelecido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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