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dc.contributor.advisorBastos, Laíse Ribas-
dc.contributor.authorSilva, Tuany Teixeira da-
dc.date.accessioned2022-08-20T01:17:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18365-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectNovelapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleO invasor, de Marçal Aquino: entre a imagem e a palavrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1754323902435093pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7432053724900006pt_BR
dc.contributor.referee1Ji, Renan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910416457015153pt_BR
dc.description.resumoA novela O invasor é uma obra brasileira escrita por Marçal Aquino, que foi publicada em 2002. Nesse mesmo ano, foi lançado o filme homônimo com a direção de Beto Brant e com o roteiro assinado pelo próprio Marçal Aquino. No entanto, a escrita da novela foi interrompida no quarto capítulo para que o roteiro fosse escrito e o filme fosse produzido. Só após a finalização do filme que a escrita da novela foi retomada. Mesmo que ambos os projetos tenham sido escritos pelo mesmo autor, ele optou por narrar a mesma história a partir de pontos de vista diferentes. A novela foi narrada em primeira pessoa, enquanto o filme foi narrado em terceira pessoa. Partindo dessas particularidades e das diferenças estruturais entre a arte cinematográfica e a arte literária, este trabalho tem como objetivo analisar a novela e o filme O invasor a fim de verificar como a narrativa se comporta em ambos os suportes a partir de diferentes pontos de vista. Para isso, primeiramente, busca- se analisar elementos centrais da arte cinematográfica e da narrativa literária, de modo individual, levando em consideração os aspectos que compõe cada arte. Assim, o segundo capítulo se desenvolve a partir da perspectiva cinematográfica e o terceiro capítulo é composto pela perspectiva literária. Ao final, algumas considerações são apresentadas a partir desse estudo de caráter inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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