Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18408
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miyamoto, James Shoiti | - |
dc.contributor.author | Vargas, Giovanna Braga Scalfone | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T01:07:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VARGAS, Giovanna Braga Scalfone. O viaduto, o lugar e as pessoas: um ensaio na saída 7. 2020. 75 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18408 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Porosidade | pt_BR |
dc.subject | Permeabilidade | pt_BR |
dc.subject | Linha Amarela (Rio de Janeiro, RJ) | pt_BR |
dc.subject | Morfologia urbana | pt_BR |
dc.title | O viaduto, o lugar e as pessoas: um ensaio na saída 7 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, de caráter experimental, inserido na discussão de morfologia e dinâmicas urbanas e do que é um espaço poroso e permeável na cidade do Rio de Janeiro, parte da problematização das grandes estruturas viárias de fluxo urbano, para então compreender suas relações com a cidade. A despeito da importância desses sistemas para o funcionamento da mesma, a crítica recai principalmente sobre as estratégias usadas na implantação dessas estruturas e sobre as consequências desses traçados para a cidade e para suas zonas lindeiras. Nesse contexto, destaca-se as articulações transversais a essas vias (passarelas, baixios de viaduto etc) que conformam eventuais pontos de troca entre tais estruturas e o território. Assim, a grande questão desse estudo se dá em torno desses espaços que, além de ilustrarem a tensão entre inércia e movimento, são exemplos do espaço descontínuo, fragmentado e disperso gerado pelo esgarçamento do território. Como forma de responder a essa questão estuda-se em um contexto mais aproximado a Saída 7 da Linha Amarela. Nela propõe-se uma intervenção de caráter urbano que requalifique o espaço e inverta a sua lógica atual de uso e fluxos, conformando um espaço poroso e permeável que possibilite acima de tudo as trocas interpessoais e entre os corpos e o meio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GBSVargas.pdf | 10.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.