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http://hdl.handle.net/11422/18418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Sebold, Maria Mercedes Riveiro Quintans | - |
dc.contributor.author | Santana, Patrique Lorran Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T17:11:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18418 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O Pretérito perfecto compuesto nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional e Español Lengua viva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1939069330042876 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rezende, Eline Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5867375822551675 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar como o PPC, pretérito perfecto compuesto, aparece nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional (2013) e Español Lengua Viva (2007). A partir de Comrie (1976), entendemos que esse tempo verbal é o tempo prototípico — ainda que não seja o único — quando queremos nos aproximar do aspecto perfect na língua espanhola. Segundo o autor, esse tipo de aspecto descreve um evento que ocorreu ou começou no passado e apresenta certa repercussão no presente. Nesse sentido, usamos a tipologia do perfect elaborada por Comrie para mapear quais são os valores do PPC apresentados nessas coleções. Dessa forma, selecionamos nove unidades nas quais o PPC aparece como conteúdo a ser trabalhado. Os resultados apontam que as duas coleções privilegiam dois tipos de perfect para apresentar o PPC: o perfect experiencial e o de passado recente. Além disso, observamos que os livros didáticos analisados optam por explicar esse tempo verbal a partir dos marcadores que o acompanham, o que leva a inconsistências de acordo com o nosso quadro teórico. A análise também nos mostrou que as duas coleções se negam a abordar a variação linguística como componente a ser trabalhado nas aulas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
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