Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSebold, Maria Mercedes Riveiro Quintans-
dc.contributor.authorSantana, Patrique Lorran Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-24T17:11:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18418-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO Pretérito perfecto compuesto nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional e Español Lengua vivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1939069330042876pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Eline Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867375822551675pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descrever e analisar como o PPC, pretérito perfecto compuesto, aparece nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional (2013) e Español Lengua Viva (2007). A partir de Comrie (1976), entendemos que esse tempo verbal é o tempo prototípico — ainda que não seja o único — quando queremos nos aproximar do aspecto perfect na língua espanhola. Segundo o autor, esse tipo de aspecto descreve um evento que ocorreu ou começou no passado e apresenta certa repercussão no presente. Nesse sentido, usamos a tipologia do perfect elaborada por Comrie para mapear quais são os valores do PPC apresentados nessas coleções. Dessa forma, selecionamos nove unidades nas quais o PPC aparece como conteúdo a ser trabalhado. Os resultados apontam que as duas coleções privilegiam dois tipos de perfect para apresentar o PPC: o perfect experiencial e o de passado recente. Além disso, observamos que os livros didáticos analisados optam por explicar esse tempo verbal a partir dos marcadores que o acompanham, o que leva a inconsistências de acordo com o nosso quadro teórico. A análise também nos mostrou que as duas coleções se negam a abordar a variação linguística como componente a ser trabalhado nas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLPSantana.pdf591.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.