Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Portas, Diego | - |
dc.contributor.author | Gomes, Renata Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T02:05:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Renata Guimarães. E.P.M - Estação Parque Maré. 2021. 78 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18431 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaços livres | pt_BR |
dc.subject | Espaços públicos | pt_BR |
dc.title | E.P.M - Estação Parque Maré | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Sicuro, Juliana | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho parte do interesse em investigar como áreas livres e espaços públicos podem contribuir para fortalecer a resiliência urbana em comunidades autoproduzidas. O caso de estudo reside em um recorte territorial feito sobre o Complexo da Maré, compreendido entre as vias expressas Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela. Nele, são reconhecidas duas malhas visivelmente contrastantes, identificadas nesse trabalho como grão fino e grão grosso. Ao perceber que esse contraste, assim como as demais barreiras presentes no território, reforça o estigma sofrido por comunidades consideradas “informais”, o trabalho busca entender como diluir o limite entre a malha planejada e a autoproduzida. Nesse sentido, identifica diversos terrenos ociosos ou subutilizados, dentre os quais, escolhe atuar sobre o que mais se insere na dualidade apontada. Sobre esse terreno, o trabalho busca projetar áreas livres e espaços públicos que incorporem o repertório construtivo, material e tipológico do tecido autoconstruído e industrial. A Estação Parque Maré, portanto, consiste em um projeto de conversão do edificado préexistente em um condensador vertical de atividades coletivas de acesso público, conectado a fitas perpendiculares, que emolduram a estação de transporte coletivo, através de mezaninos que multiplicam e diversificam as experiências espaciais abertas, ao mesmo tempo que se relacionam com áreas livres arborizadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RGGomes.pdf | 22.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.