Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18467
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Processamento do RAT via extração com CO2 supercrítico
Author(s)/Inventor(s): Macedo, Raquel Santos
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Mehl, Ana
Abstract: No presente trabalho foi estudado o processo de extração do resíduo da destilação atmosférica (RAT) usando como solvente o gás carbônico (CO2) em condições supercríticas. O processo visa à separação de frações mais leves presentes no RAT, que apresentam maior valor comercial. O estudo foi realizado através da simulação do processo de extração com recuperação do solvente usando para tanto o software UniSim® Design Suite R370.1. Foram avaliadas a influência de seis variáveis do processo: fração molar de CO2 no solvente, relação solvente-carga, pressão de operação da coluna, temperatura de alimentação do solvente e do RAT e número de estágios na coluna. Os resultados indicaram que o processo é viável tecnicamente, pois foi possível separar frações mais leves da carga de RAT. A presença de propano usado como cossolvente apresentou-se favorável ao processo (fração molar de 0,05) e um número pequeno de estágios teóricos na coluna (5 estágios) se mostrou suficiente para o sistema estudado. Verificaram-se também as melhores condições de temperatura (80°C para solvente e RAT), pressão (250 bar) e relação de vazão entre solvente e a carga de RAT (15:1). O produto da extração foi enquadrado, a princípio, como óleo combustível. O processo de destilação a vácuo também foi simulado a título de comparação, pois é a unidade que processa o RAT na maioria das refinarias. Os resultados mostraram que é possível substituir este processo pelo processo de extração supercrítica quando se trata de obter produtos que continuarão a ser processados na refinaria. O processo estudado neste trabalho é muito útil para contribuir com os problemas ambientais que o mundo enfrenta. Isso porque ele usa um solvente não inflamável, com baixa toxicidade e permite o aproveitamento de correntes de CO2 que seriam emitidas à atmosfera nas refinarias para que sejam usadas no processo. Além disso, há um menor gasto energético na recuperação do solvente, frente ao processo convencional.
Keywords: Resíduo de destilação atmosférica
RAT
Gás carbônico
Destilação
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACEDO, Raquel Santos. Processamento do RAT via extração com CO2 supercrítico. 2009. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSMacedo.pdf736.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.