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dc.contributor.authorSilva, Mônica Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-04-27T13:31:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:50Z-
dc.date.issued2015-12-30-
dc.identifier.citationSILVA, M. F. da. Gestão estratégica de TI aplicada a casos reais: turma de 2015. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2015. 46 p. (Relatório Técnico, 04/15).pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1847-
dc.description.abstractPresent some information technology strategic management tools and to apply these conceptual tools in real cases analyzed by undergraduate students during the discipline "Introduction to IT Strategic Management – class of 2015.2" at UFRJ. The studied tools include the strategic references (definition of organization’s business, its mission, vision and values) followed by a brief of some strategic frameworks: SWOT analysis, Porter's five forces, Delta model, Mintzberg strategic analysis, Balanced Scorecard (BSC). This theoretical part ends with Strategic Alignment, showing the interaction between a Strategic IT Plan and a Strategic Business Plan. The analyzed cases show different segments and students’ considerations regarding the issues studied. The first analysis focuses the entertainment segment by studying an international game developer (Blizzard Entertainment). The second analyzed case deals with e-commerce segment, focusing a website for sale of used books (Estante Virtual). Finally, is presented the educational segment through the analysis of a Municipal School of Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStrategic managementen
dc.subjectSWOTen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectCinco forças de Porterpt_BR
dc.subjectModelo Deltapt_BR
dc.subjectBSCpt_BR
dc.subjectDelta modelen
dc.titleGestão estratégica de TI aplicada a casos reais: turma 2015pt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoApresenta algumas ferramentas de gestão estratégica de tecnologia da informação e exemplificar conceitos por meio da compilação dos trabalhos elaborados pelos alunos do curso de graduação da UFRJ, disciplina de “Introdução à Gestão Estratégica de TI – Turma 2015.2”. Dentre os conceitos apresentados, temos os referenciais estratégicos mais utilizados, ou seja, a definição do negócio, missão, visão e valores da organização. Em seguida, são apontadas algumas ferramentas de análise estratégica: análise SWOT, cinco forças de Porter, modelo Delta, análise estratégica de Mintzberg, Balanced Scorecard (BSC), concluindo com o alinhamento estratégico de TI, mostrando a interação entre o plano estratégico de TI com o plano estratégico de negócio. Os trabalhos apresentados neste relatório trazem a visão de distintos segmentos de negócio e suas considerações referentes aos conceitos apresentados. A primeira análise apresentada é referente ao segmento de entretenimento, no ramo de produção de games pelo mercado internacional (Blizzard Entertainment). Já o segundo caso analisado tem como intenção apresentar o segmento de e-commerce através da análise de um site cuja finalidade é a comercialização de livros usados (Estante Virtual). Por último, temos o segmento educacional por meio da análise de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.citation.issue0415pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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