Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1848
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reforma financeira do PAEG: efeitos sobre as condições de financiamento do crescimento econômico no Brasil durante o Regime Militar (1964-1984)
Autor(es)/Inventor(es): Chaves, Leonardo Salim Saker
Tutor: Hermann, Jennifer
Resumen: O presente trabalho se propõe a analisar o período de regime militar no Brasil entre 1964-1984 com relação ao financiamento de longo prazo. Para tanto, se inicia com uma abordagem teórica das correntes neoclássica, novo-keynesiana e pós-keynesiana, que relacionam o crescimento econômico a um sistema financeiro desenvolvido. Já como forma de representação dos arranjos financeiros que possibilitaram o crescimento econômico ao longo da história, será utilizada a classificação dos sistemas financeiros com base no trabalho de Zysman, 1983. Prossegue com a apresentação do sistema financeiro brasileiro anterior a 1964, e como este pouco estimulava o crescimento do país na medida em que sua baixa capacidade de financiar investimentos alimentava a inflação. Contrapondo a este sistema, se retratará a reforma financeira do PAEG em 1964 que propôs um novo modelo de financiamento de investimento. Com isso, serão buscadas as razões para que o sistema financeiro brasileiro não conseguisse, ao fim do regime militar em 1984, alcançar as transformações que o governo propunha.
Palabras clave : Crescimento econômico
Programa de Ação Econônica do Governo
Governos Militares (1964-1985)
Sistema financeiro
Investimentos
Desenvolvimento econômico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
URI : http://hdl.handle.net/11422/1848
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSKChaves.pdf717,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.