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dc.contributor.advisorMedronho, Ricardo de Andrade-
dc.contributor.authorSilva, Diego de Sousa da-
dc.date.accessioned2022-09-06T19:46:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:16Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.citationSILVA, Diego de Sousa da. Estudo da influência do espaçamento e do corte de chicanas segmentadas simples no desempenho de trocadores de calor casco e tubos empregando CFD. 2011. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18541-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrocadores de calorpt_BR
dc.subjectChicanaspt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.titleEstudo da influência do espaçamento e do corte de chicanas segmentadas simples no desempenho de trocadores de calor casco e tubos empregando CFDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2883241764449950pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732203898946147pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Queiroz, Eduardo Mach-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145732751364477pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036968817705651pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Andréa Gonçalves Bueno de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836945218186641pt_BR
dc.contributor.referee3Fundo, Fábio Sousa do-
dc.description.resumoOs modelos clássicos utilizados em projeto de Trocadores de Calor do tipo Casco & Tubos, em geral, utilizam valores médios das variáveis envolvidas e, portanto, não possibilitam avaliar, em detalhes, o comportamento do escoamento dentro do casco. A importância do estudo deste equipamento é justificada pelo uso expressivo na indústria química, de alimentos, petroquímica, dentre outras. O arranjo geométrico das chicanas neste tipo de trocadores de calor, na maioria das vezes, é realizado com base em indicações encontradas na literatura de faixas ótimas para espaçamento e abertura das chicanas. A proposta deste trabalho foi utilizar a técnica da Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) aliada a um planejamento experimental a fim de se realizar a otimização dos parâmetros geométricos das chicanas, bem como, avaliar outros parâmetros importantes (temperatura, pressão, fluxo de calor) que caracterizam o escoamento dentro do casco. Para isto, foram realizadas simulações em regime estacionário de um trocador de calor reduzido em escala de forma a simplificar a geometria trabalhada e o custo computacional. Os resultados do planejamento experimental e da avaliação de potência e custo mostraram que a melhor configuração é aquela com espaçamento das chicanas igual a 125 mm e corte das chicanas igual a 18,51 %. Além disso, quanto menor o espaçamento e a abertura das chicanas, maior a temperatura de saída. Entretanto, maior será a queda de pressão por conta do aumento da resistência ao escoamento. Avaliou-se ainda o perfil de velocidades, temperatura e fluxo de calor ao longo do casco que mostrou a existência de zonas preferenciais de troca térmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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