Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18551
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Espaços de saúde: arquitetura humanizada no apoio ao envelhecimento ativo e saudável
Author(s)/Inventor(s): Zago, Gabriela Mendonça
Advisor: Santos, Mauro Cesar de Oliveira
Abstract: Considerando o ambiente construído capaz de influenciar, consciente ou inconscientemente, os seus usuários e de contribuir com as suas necessidades físicas e mentais, este trabalho consiste em um projeto de unidade de saúde e de cuidados paliativos para a população idosa. Se utilizando dos referenciais teóricos da humanização hospitalar e do Design Baseado em Evidências (EBD) nas suas vinculações com a arquitetura, fundamentando-se em uma relação em que todos os envolvidos no cuidado com a saúde são valorizados durante a concepção arquitetônica do edifício. Por ser de extrema importância o bem-estar físico e psicológico do usuário dentro deste contexto, e, observando de maneira determinante o processo de aumento na expectativa de vida e envelhecimento populacional local e seus rebatimentos nas demandas territoriais, esta unidade proposta terá como foco um programa de estímulo ao envelhecimento ativo e saudável, contemplando no programa projetual práticas integrativas e complementares, que impulsionam a inclusão social e o estímulo cognitivo. Visando assim, ultrapassar a composição técnica/formal utilizada comumente em unidades de saúde ainda no século XXI, que tem como foco a doença e não o usuário, mostrar que a arquitetura pode contribuir de forma significativa para a melhoria na qualidade de vida da população local e pessoas em processo de envelhecimento.
Keywords: Saúde
Humanização
Idosos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ZAGO, Gabriela Mendonça. Espaços de saúde: arquitetura humanizada no apoio ao envelhecimento ativo e saudável. 2020. 89 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMZago.pdf57.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.