Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18555
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação da influência de tensoativos à base de polióxidos no processo de separação de emulsões-modelo de asfaltenos utilizando técnica de FTIR/ATR
Author(s)/Inventor(s): Aguiar, Janaina Izabel da Silva de
Gomes Neto, Jéssica Santos
Almeida, Sarah Medeiros de
Advisor: Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti
Co-advisor: Mansur, Claudia Regina Elias
Abstract: Nos processos de produção de petróleo, a mistura água e petróleo é submetida a operações com escoamento turbulento que promovem o cisalhamento resultando no aparecimento de emulsões. Estas emulsões podem ser muito estáveis devido à presença de compostos com características polares como asfaltenos, que atuam como emulsificantes naturais e formam filmes resistentes na interface petróleo-/água. Tensoativos não-iônicos à base de polióxidos tem sido bastante utilizados para prevenir a formação ou quebrar emulsões água/petróleo. A fim de auxiliar no entendimento do mecanismo de desestabilização das emulsões de petróleo e água promovidos por meio destes tensoativos, neste trabalho, a técnica de espectrometria na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), com o auxílio do método de refletância total atenuada (ATR), foi aplicada no estudo de soluções de copolímeros em bloco à base de poli(óxido de etileno)-poli(óxido de propileno) (PEOPPO), em presença ou não de asfaltenos. Inicialmente foi realizada a determinação da concentração micelar crítica dos copolímeros em solução aquosa e os resultados foram concordantes com os valores obtidos por tensiometria. O teste de garrafa (Bottle test) foi empregado na avaliação da quebra das emulsões de petróleo em presença dos copolímeros de PEO-PPO e os resultados de suas eficiências foram correlacionados com o comportamento observado das soluções asfaltênicas contendo os copolímeros por meio da técnica de FTIR/ATR, apresentando boa concordância.
Keywords: Petróleo
Emulsões
Asfaltenos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AGUIAR, Janaina Izabel da Silva de; GOMES NETO, Jéssica Santos; ALMEIDA, Sarah Medeiros de. Avaliação da influência de tensoativos à base de polióxidos no processo de separação de emulsões-modelo de asfaltenos utilizando técnica de FTIR/ATR. 2011. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JISAguiar.pdf934.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.