Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18559
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Centro de atenção psicossocial e a influência da arquitetura nos espaços de saúde mental
Author(s)/Inventor(s): Mendonça, Gabriella Pereira
Advisor: Costa, Daniella Martins
Abstract: No cenário nacional, após a Reforma Psiquiátrica e com a Luta Antimanicomial, diversos outros equipamentos foram disponibilizados para o tratamento dos pacientes acometidos por transtornos mentais como alternativa ao sistema cruel e carcerário dos manicômios, incluindo os Centro de Atenção Psicossocial. Porém, poucos projetos foram elaborados para essas edificações no município do Rio de Janeiro, escolhendo-se adaptar construções existentes para acomodar esse serviço. Pensando no papel social e influenciador do estilo de vida que a arquitetura pode proporcionar, esse trabalho final de graduação tem como intuito fazer uma pesquisa e apanhado das antigas instituições de tratamento e tem como finalidade a elaboração de um Centro de Atenção Psicossocial com diretrizes do projeto Humaniza SUS e arquitetura sensorial.
Keywords: Arquitetura hospitalar
Saúde mental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDONÇA, Gabriela Pereira. Centro de Atenção Psicossocial e a influência da arquitetura nos espaços de saúde mental. 2020. 46 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPMendonça.pdf55.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.