Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santana, Ethel Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Soares, Heros Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T21:33:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-03 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Heros Monteiro. Civitas – cidadania e espaço: diretrizes para o diálogo projetual entre adolescentes e instituições de ressocialização no Brasil. 2021. 75 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18560 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Prisões | pt_BR |
dc.title | Civitas – cidadania e espaço: diretrizes para o diálogo projetual entre adolescentes e instituições de ressocialização no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Fernandes, Alberto Britto Sanches | - |
dc.description.resumo | Desde que foi instituído em 1990, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) representa um grande avanço do debate quanto à ressocialização de adolescentes que cometem atos infracionais, no entanto, estudos têm ressaltado as dificuldades de implantação prática das disposições normativas, sendo alvo de diversas discussões buscando a sua remodelação em direção a um tratamento mais humano, não só referente às medidas socioeducativas, mas, à qualidade espacial das instituições destinadas ao cumprimento das medidas de internação. É perceptível que o ambiente que vivenciamos exerce influência na construção da nossa identidade pessoal e nossos valores morais, tornando-se fundamental no processo de ressocialização, visto a intensidade com que o adolescente vivencia o espaço institucional. Desestigmatizar esse entendimento do espaço institucional como uma ‘prisão’ e trazer diretrizes possíveis para espaços arquitetônicos mais humanizados e condizentes com o papel da ressocialização é objetivo deste trabalho, que se intenta um código, ou um conjunto de ações possíveis no campo da arquitetura e urbanismo. O presente trabalho, pretende, assim – através dos estudos de ambiência institucional – promover diretrizes arquitetônicas que possam promover o bem-estar socioespacial do adolescente em processo de ressocialização. Busca-se, através da contextualização histórica e teórica, além das análises com vistas à produção de diretrizes, a construção do conhecimento para melhor entendimento do ambiente institucional e a produção de um trabalho redigido que possibilite a consulta futura de diversos arquitetos e urbanistas, formados ou em formação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HMSoares.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.