Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coutinho, Eduardo Granja | - |
dc.contributor.author | Leal, Leila Salim | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T20:24:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-04 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Leila Salim. Pós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidade. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1859 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós modernismo | pt_BR |
dc.subject | Industria cultural | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Pós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2650649315934001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonda, Gumercinda Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5327172328289234 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kubrusly, Ricardo Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0383795207009016 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa estabelece uma relação entre o surgimento de uma determinada concepção de indivíduo (e de mundo), estabelecida pelo pós-modernismo, e a produção de mercadorias culturais pela indústria cultural/criação artística contemporânea. Nas mais variadas áreas de conhecimento, têm sido tema de extensos debates a instauração da pós-modernidade e o surgimento de novos paradigmas que afetam as noções estabelecidas, colocando na ordem do dia uma pauta que exalta a necessidade de construção de novas identidades baseadas na diversidade. Neste contexto, o terreno da Comunicação Social é freqüentemente apontado como um dos mais afetados por tais novos paradigmas: seria, afinal, a comunicação, o espaço de produção, afirmação e vivenciamento de tais novas identidades que se configuram na pós-modernidade. O estudo analisa os primeiros registros de uma estética pós-modernista na arte e sua expansão para a construção de uma determinada concepção de mundo, tendo como foco a noção de sujeito introduzida por esta perspectiva. A monografia aborda as relações do pós-modernismo, compreendido como perspectiva geral de análise da sociedade contemporânea com a produção artística atual, especialmente a literatura. Além disso, é objetivo de reflexão o papel do sujeito na contemporaneidade, buscando apontar os caminhos que se apresentam para a formulação de um projeto artístico e social que retome a perspectiva da emancipação humana e da intervenção transformadora do sujeito na totalidade como norte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Jornalismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLEAL.pdf | 175.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.