Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.authorLeal, Leila Salim-
dc.date.accessioned2017-04-27T20:24:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:50Z-
dc.date.issued2008-12-04-
dc.identifier.citationLEAL, Leila Salim. Pós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidade. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1859-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós modernismopt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titlePós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001pt_BR
dc.contributor.referee1Gonda, Gumercinda Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327172328289234pt_BR
dc.contributor.referee2Kubrusly, Ricardo Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0383795207009016pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa estabelece uma relação entre o surgimento de uma determinada concepção de indivíduo (e de mundo), estabelecida pelo pós-modernismo, e a produção de mercadorias culturais pela indústria cultural/criação artística contemporânea. Nas mais variadas áreas de conhecimento, têm sido tema de extensos debates a instauração da pós-modernidade e o surgimento de novos paradigmas que afetam as noções estabelecidas, colocando na ordem do dia uma pauta que exalta a necessidade de construção de novas identidades baseadas na diversidade. Neste contexto, o terreno da Comunicação Social é freqüentemente apontado como um dos mais afetados por tais novos paradigmas: seria, afinal, a comunicação, o espaço de produção, afirmação e vivenciamento de tais novas identidades que se configuram na pós-modernidade. O estudo analisa os primeiros registros de uma estética pós-modernista na arte e sua expansão para a construção de uma determinada concepção de mundo, tendo como foco a noção de sujeito introduzida por esta perspectiva. A monografia aborda as relações do pós-modernismo, compreendido como perspectiva geral de análise da sociedade contemporânea com a produção artística atual, especialmente a literatura. Além disso, é objetivo de reflexão o papel do sujeito na contemporaneidade, buscando apontar os caminhos que se apresentam para a formulação de um projeto artístico e social que retome a perspectiva da emancipação humana e da intervenção transformadora do sujeito na totalidade como norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLEAL.pdf175.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.