Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18616
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeito da adição de máscaras cirúrgicas descartáveis utilizadas na pandemia de Covid-19 na resistência à compressão de corpos-de-prova de concreto
Author(s)/Inventor(s): Tavares, Daniela Fernandes
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Co-advisor: Silva, Lucas Marques Pires da
Abstract: No mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 (severe acute respiratory syndrome coronavirus 2). Na ocasião, os principais protocolos estipulados estavam associados ao distanciamento social, higienização e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como máscaras descartáveis de polipropileno. Com a população total de 7,8 bilhões de habitantes, seriam necessários cerca de 129 bilhões de máscaras por mês para suprir a demanda mundial. Este material leva mais de 100 anos para se decompor em ambiente natural. Sendo assim, naturalmente surge a necessidade de uma maneira de descarte simples e correta para estas máscaras. Neste contexto, o presente trabalho propõe a utilização dos resíduos de polímeros processados para confecção de concreto e a avaliação do impacto dessa adição através de uma pesquisa experimental em laboratório, Tal estudo foi baseado na realização de ensaios de compressão axial simples, abatimento e peso específico. Destaca-se que devido ao caráter inédito desta pesquisa, algumas adaptações foram necessárias, como por exemplo, o processamento manual das máscaras. Os resultados encontrados se mostraram animadores, embora a resistência à compressão do concreto tenha sido reduzida cerca de 50%. A aplicação do polímero processado em traço de concreto está inserida em agendas atuais importantes como a reciclagem, impactos ambientais, emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas (Acordo de Paris), Política Nacional de Resíduos Sólidos, Tripé da Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Keywords: Concreto
Polímeros
Reciclagem
Desenvolvimento sustentável
Concrete
Polymers
Recycling
Sustainable development
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: TAVARES, Daniela Fernandes. Efeito da adição de máscaras cirúrgicas descartáveis utilizadas na pandemia de Covid-19 na resistência à compressão de corpos-de-prova de concreto. 2022. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFTavares.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.