Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18619
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação do uso das tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem obstétrica com a experiência da parturição: uma revisão de literatura
Author(s)/Inventor(s): Silva, Raissa Gonçalves
Advisor: Pinto, Carina Bulcão
Abstract: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar nas produções científicas, quais são as principais tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem obstétrica, utilizadas na atenção ao parto e analisar a relação do uso das tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem obstétrica com a experiência da parturição. Realizou-se a busca nas bases de dados BVS, PubMed e SciELO, abrangendo textos completos, em forma de artigo, disponíveis na íntegra, com publicação em português, inglês ou espanhol, tendo como público-alvo mulheres em território brasileiro, do ano de 2004 até 2021. Foram selecionados 28 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados demonstram que as principais tecnologias não invasivas utilizadas são a presença do acompanhante, o apoio emocional, o banho morno, a deambulação e movimentação, a massagem, o apoio informacional e a bola de parto. Nota-se que a maioria das mulheres que utilizaram as tecnologias não invasivas puderam vivenciar seus partos com prazer, conforto, bem-estar, segurança, demonstraram satisfação com sua experiência, tendo um parto mais rápido e respeitoso. Contudo, a implementação e uso das tecnologias não invasivas ainda apresenta alguns desafios, como a desinformação e despreparo das mulheres, práticas impositivas e profissionais relutantes ao respeito à fisiologia do parto e autonomia das mulheres. Conclui-se, portanto, que as tecnologias não invasivas possuem benefícios explícitos, todavia, para que a mulher possa vivenciar o seu parto de maneira plena é necessário um pré-natal qualificado, com preparação para o parto, para que sejam protagonistas na hora de parir, favorecendo mudança no paradigma da assistência obstétrica.
Keywords: Cuidados de enfermagem
Enfermagem obstétrica
Parto humanizado
Nursing care
Obstetric nursing
Humanizing delivery
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: SILVA, Raissa Gonçalves. A relação do uso das tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem obstétrica com a experiência da parturição: uma revisão de literatura. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGSILVA.pdf286.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.