Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18620
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O olhar da pessoa com deficiência física mediante o papel da enfermagem voltado à inclusão social: desafios e possibilidades
Author(s)/Inventor(s): Lima, Letícia Tinoco Bogado de
Advisor: Alvarez, Adriana Bispo
Abstract: Introdução: a Enfermagem em reabilitação compreende em uma especialidade e que envolve múltiplas dimensões e pode ser entendida como um processo interdisciplinar que (re) habilita funções perdidas ou alteradas. Buscando o resgate social em seus variados aspectos, sendo imprescindível para sua autonomia, independência e qualidade de vida, trazendo garantias essenciais para a igualdade das pessoas com deficiência física na sociedade. Objetivos: identificar as principais demandas das pessoas com deficiência física acerca da inclusão social no município de Macaé/RJ; discutir o papel da Enfermagem na inclusão social da pessoa com deficiência física no município de Macaé/RJ. Foi realizada uma revisão integrativa no mês de abril de 2021, utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS). Foram encontrados 11 artigos, mas 4 foram excluídos por não abordarem a temática do papel do enfermeiro no processo de cuidado e de reabilitação na inclusão social de pessoas com deficiência. Método: pesquisa qualitativa, com abordagem através da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Os critérios de inclusão dos participantes na pesquisa são: pessoas com deficiência física, acima de 18 anos de idade; residentes do município de Macaé/RJ. Os critérios de exclusão são: possuírem alguma dificuldade para participar do diálogo. Resultados: foram entrevistados 16 participantes da pesquisa, 9 mulheres e 7 homens. Apesar do número de mulheres da amostra ser maior que o de homens, em sua maioria, as mulheres apresentam lesão de forma congênita. Já os homens, de forma adquirida através de acidentes. Conclusão: faz se necessário um olhar holístico no qual busca a multidimensionalidade na reabilitação, podendo implementar intervenções que possam desenvolver independência. Mesmo já tendo leis que os asseguram às pessoas com deficiência física possuem grandes desafios em diversas áreas como: saúde, educação, política, profissional e diversas outras. A enfermagem faz um papel fundamental na inclusão através da reabilitação, seja ela na especialidade ou através de assistência, promovendo a promoção e prevenção da saúde.
Keywords: Pessoas com deficiência
Enfermagem em reabilitação
Inclusão social
Disabled persons
Rehabilitation nursing
Social inclusion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Letícia Tinoco Bogado de. O olhar da pessoa com deficiência física mediante o papel da enfermagem voltado à inclusão social: desafios e possibilidades. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LTBLIMA.pdf254.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.