Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18630
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cobertura da atenção básica e índice de internação por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB): uma avaliação comparativa dos municípios do Rio de Janeiro, 2016 a 2020
Author(s)/Inventor(s): Souza, Débora Borges de
Advisor: Souza, Tiago Oliveira de
Abstract: Introdução: a Atenção Básica (AB) impacta a saúde das pessoas, pois tem como função ser resolutiva e coordenar o cuidado de acordo com as demandas e necessidades de saúde do seu território. Assim, quando ela é efetiva, evita vários problemas, como as internações hospitalares. Um indicador útil à avaliação é o de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica (ICSAB). Defende-se que quanto maior a cobertura pela AB menor é o valor de ICSAB. Objetivo: comparar a cobertura de atenção básica e as ICSAB no estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2020. Metodologia: estudo ecológico, onde foram analisadas as taxas de ICSAB e a cobertura pela atenção básica nos municípios do Rio de Janeiro no quinquênio de 2016 a 2020. Tais dados foram extraídos do site da Secretaria de Saúde do estado. Resultados: o Rio de Janeiro não é totalmente coberto pela AB e apresenta cidades que não chegam a 50% de cobertura. As taxas de ICSAB que são preveníveis por imunização apresentam as menores taxas. Hipertensão Arterial foi a principal causa de internação hospitalar (377,3), seguida de Diabetes Mellitus (345,3) e doenças relacionadas ao Pré Natal e Parto (195,5). Considerações finais: as taxas de ICSAB são altas, apesar das elevadas taxas de cobertura pela AB. Não é possível avaliar a efetividade da AB considerando apenas o índice de cobertura, pois muitos fatores intrínsecos e extrínsecos aos usuários influenciam os resultados.
Keywords: Indicadores básicos de saúde
Atenção primária à saúde
Diagnóstico situacional
Estudos epidemiológicos
Health status indicators
Primary health care
Evaluation studies as topic
Epidemiologic studies
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: SOUZA, Débora Borges de. Cobertura da atenção básica e índice de internação por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB): uma avaliação comparativa dos municípios do Rio de Janeiro, 2016 a 2020. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DBSOUZA.pdf167.25 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.