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http://hdl.handle.net/11422/1863
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Coutinho, Eduardo Granja | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Suzana Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-28T15:11:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-04 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Suzana Corrêa. Onde vadiação se faz tradição: a negaça da capoeira na luta pela cultura. 2008. 185 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1863 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
dc.title | Onde vadiação se faz tradição: a negaça da capoeira na luta pela cultura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2650649315934001 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Passos Neto, Nestor Sezefredo dos | - |
dc.contributor.referee2 | Cabral, Muniz Sodre de Araujo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048383145015647 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir dos conceitos de tradição, contra-hegemonia e cultura, e tendo se baseado em teóricos como Marilena Chauí, Renato Ortiz, Muniz Sodré e Eduardo G. Coutinho, além de estudiosos-capoeiristas, este trabalho pretende analisar a manifestação da capoeira através da História do Brasil, buscando entendê-la como uma tradição viva, uma articulação orgânica entre o povo e suas expressões culturais. Para tanto, busca-se compreender a cultura através de uma perspectiva dialética, que consistiria em uma ação criadora do sujeito reinterpretando os signos do passado. Utilizando-se ainda do pensamento de Mikhail Bakhitin, que concebe o signo como a “arena onde se desenvolve a luta de classes” (1997, p. 46), e de Antônio Gramsci, que afirma ser a luta política a luta pela construção de uma nova hegemonia, a pesquisa procura enxergar de que forma a capoeira – desde suas primeiras aparições até os dias de hoje – permanentemente reelabora os signos do passado, recriando suas formas de expressão no presente e demandando respostas das gerações futuras. Por conseguinte, dá-se a comunicação intergeracional de maneira não-dialógica e concebe-se a capoeira como tradição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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