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http://hdl.handle.net/11422/1867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Edmar Luiz Fagundes de | - |
dc.contributor.author | Castro, Gustavo Rabello de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T18:50:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2012-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1867 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estrutura da modelagem | pt_BR |
dc.subject | Etanol | pt_BR |
dc.subject | Modelo de demanda por automóveis | pt_BR |
dc.subject | Volatilidade de preço | pt_BR |
dc.subject | Gasolina | pt_BR |
dc.title | Modelo de previsão de demanda por combustíveis automotivos no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4102448005988261 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Losekann, Luciano Dias | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9494643475315811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Rudi | - |
dc.description.resumo | A introdução e o desenvolvimento da tecnologia do carro flex (bicombustível) no mercado nacional, a partir de 2003, modificou significativamente a dinâmica do mercado de combustíveis no Brasil. Atualmente, os proprietários desses veículos escolhem o combustível a utilizar conforme a relação de preços da gasolina em relação ao etanol. A importância dessa escolha vai se acentuando na medida em que se atingiu a marca de 95% dos carros vendidos no Brasil com tecnologia flex, e pelo fato de que o etanol já representa 35% do consumo de combustíveis em automóveis leves. Assim, esta pesquisa busca analisar os fatores que influenciam a dinâmica do consumo de etanol no Brasil. O objetivo geral é analisar o comportamento da demanda de etanol e gasolina após a inserção do carro flex. Com essa nova constituição da frota de veículos, tanto o consumo de etanol quanto o de gasolina se tornam muito mais elásticos a variações no preço relativo entre os dois combustíveis. Dessa forma, o objetivo específico da monografia é desenvolver uma ferramenta útil na análise e na previsão da demanda por etanol e gasolina. Para tanto estuda-se não somente a relação de substituição entre os dois combustíveis, mas também os fatores que determinam a demanda conjunta por esses dois combustíveis. Tendo como base uma estimação da frota de veículos leves por tipo de combustível, constata-se que, em 2011, a frota flex havia ultrapassado a frota a gasolina, representando 46% e 44% do mercado, respectivamente. De modo a compreender a evolução da frota, estima-se um modelo de demanda por automóveis em função da renda. A frota, por seu turno, é determinante do consumo de combustível em um segundo modelo econométrico estimado. Neste, evidenciou-se a forte sazonalidade do consumo dos combustíveis, além da notável tendência de queda do consumo médio da frota. Por fim, estuda-se a relação entre o consumo de etanol e gasolina em função do preço relativo entre esses dois combustíveis, revelando a menor aceitação do etanol possivelmente em face da sua maior volatilidade de preço. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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