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http://hdl.handle.net/11422/18682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferraz, Eucanaã de Nazareno | - |
dc.contributor.author | Barros, Philipe Barcellos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T17:41:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18682 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.title | O grotesco na poesia de Vinícius de Moraes: metamorfose, hibridização e alheamento da realidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4784700260057648 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2802861344811660 | pt_BR |
dc.description.resumo | Além de apresentar uma vasta e conhecida obra lírico-amorosa, Vinicius de Moraes também possui uma obra grotesca de igual relevância e importância, porém, pouco explorada. O objetivo dessa monografia é analisar os poemas “Soneto do gato morto”, “Balada do mangue” e “Balada da moça do miramar”, pertencentes a essa temática grotesca, com foco em como o eu lírico constrói o grotesco e como se dá sua relação com o sublime. Para isso, serão utilizados os propostos teóricos que Wolfgang Kayser declara em Grotesco: configuração na arte e na literatura (1957) sobre a origem desse termo, o conceito de grotesco, seu significado e as formas nas quais se apresenta. Após isso, cabe explicar a relação do grotesco com o sublime utilizando alguns conceitos propostos por Charles Baudelaire em O pintor da vida moderna (1997) a respeito da beleza. Em todos os poemas, o eu lírico estabelece metamorfoses, entretanto, o faz de formas diferentes. No soneto, ocorre a transição da vida para a morte; na “balada do mangue”, observamos a hibridização das mulheres com flores; e na “balada da moça do miramar” temos a transição rápida e surpreendente de um mundo conhecido para um mundo alheado. Nos dois primeiros, o principal fator que marca essa transmutação, além da descrição imagética, é a adjetivação. Já no último, é observável a construção de camadas imagéticas grotescas sobrepostas e a aproximação delas de elementos sublimes. Como consequência, temos a criação do desconforto e estranhamento, típicos da presença do grotesco. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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