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dc.contributor.advisorFerraz, Eucanaã de Nazareno-
dc.contributor.authorBarros, Philipe Barcellos-
dc.date.accessioned2022-09-20T17:41:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18682-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.titleO grotesco na poesia de Vinícius de Moraes: metamorfose, hibridização e alheamento da realidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4784700260057648pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2802861344811660pt_BR
dc.description.resumoAlém de apresentar uma vasta e conhecida obra lírico-amorosa, Vinicius de Moraes também possui uma obra grotesca de igual relevância e importância, porém, pouco explorada. O objetivo dessa monografia é analisar os poemas “Soneto do gato morto”, “Balada do mangue” e “Balada da moça do miramar”, pertencentes a essa temática grotesca, com foco em como o eu lírico constrói o grotesco e como se dá sua relação com o sublime. Para isso, serão utilizados os propostos teóricos que Wolfgang Kayser declara em Grotesco: configuração na arte e na literatura (1957) sobre a origem desse termo, o conceito de grotesco, seu significado e as formas nas quais se apresenta. Após isso, cabe explicar a relação do grotesco com o sublime utilizando alguns conceitos propostos por Charles Baudelaire em O pintor da vida moderna (1997) a respeito da beleza. Em todos os poemas, o eu lírico estabelece metamorfoses, entretanto, o faz de formas diferentes. No soneto, ocorre a transição da vida para a morte; na “balada do mangue”, observamos a hibridização das mulheres com flores; e na “balada da moça do miramar” temos a transição rápida e surpreendente de um mundo conhecido para um mundo alheado. Nos dois primeiros, o principal fator que marca essa transmutação, além da descrição imagética, é a adjetivação. Já no último, é observável a construção de camadas imagéticas grotescas sobrepostas e a aproximação delas de elementos sublimes. Como consequência, temos a criação do desconforto e estranhamento, típicos da presença do grotesco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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