Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18728
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria de Fátima Bruno de | - |
dc.contributor.author | Campos, Bernardo do Valle | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T15:26:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Bernardo do Valle. O ensino do empreendedorismo de cursos de graduação em administração em universidades públicas brasileiras. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18728 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.title | O ensino do empreendedorismo de cursos de graduação em administração em universidades públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599349398408940 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos sobre empreendedorismo no Brasil tem crescido nos últimos anos e há um aumento na percepção da importância do ensino de empreendedorismo, principalmente nas universidades. Ainda que diversos estudos procurem entender o papel da educação empreendedora nas universidades brasileiras, há ainda espaço para aprofundar-se no tema e entender de que forma o ensino de empreendedorismo está presente na graduação em Administração de universidades públicas brasileiras, dado que estudantes de Administração aprendem conceitos e técnicas úteis para auxiliar em futuros empreendimentos. O presente estudo fez uma análise das disciplinas específicas de empreendedorismo através das grades curriculares das vinte primeiras universidades públicas no Ranking Universitário Folha 2019, verificando a quantidade de disciplinas presentes e o valor atribuído ao ensino de empreendedorismo pelas universidades. Os resultados indicam que grande parte das universidades públicas brasileiras já apresentam disciplinas específicas de empreendedorismo, porém essas muitas vezes se restringem a um público discente dos últimos semestres do curso de Administração. Pode-se destacar que os temas mais comuns das disciplinas foram sobre empreendedorismo em geral, gestão, inovação ou temas sociais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BVCampos.pdf | 243.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.