Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18752
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A lógica de "effectuation" aplicada à prática de dois empreendedores sociais de um negócio social no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Tinoco, Gabriel Orsi
Advisor: Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza
Co-advisor: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Abstract: Em um contexto de crises sociais, econômicas e ambientais, cresce o papel dos empreendedores sociais, importante no desenvolvimento de negócios de impacto social, que endereçam seus objetivos para a solução de algum problema socioambiental, gerando transformação social, através de metodologias, serviços e produtos inovadores (Rosolen, Tiscoski e Comini, 2014). A pesquisa tem o objetivo de explorar a trajetória de dois empreendedores sociais, no Rio de Janeiro, e estabelecer relações com a lógica de ‘effectuation’, a fim de se descrever de que forma o conceito é aplicado na prática desses atores e qual sua influência no desenvolvimento do negócio social. Ademais, o estudo busca, de forma secundária, analisar aqueles dois empreendedores sociais de acordo com os 5 meta-princípios propostos por Nunes-Pereira (2014) em sua tese de doutorado sobre ‘effectuation’. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, qualitativa, descritiva e exploratória (GIL, 2002; VERGARA, 2015). A pesquisa bibliográfica foi feita em torno dos temas: empreendedorismo social, negócios sociais e ‘effectuation’, enquanto a parte empírica se deu por uma pesquisa documental em documentos organizacionais e duas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados através da análise dos documentos e da análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados apontam que o ‘effectuation’, discutido por Sarasvathy, 2001a; 2001b; 2003, de fato é uma lógica presente na trajetória dos empreendedores analisados e, consequentemente, no desenvolvimento do negócio social da Barkus Educacional. Foram percebidas semelhanças entre a teoria e a realidade dos empreendedores, no que tange a prática, foco, estratégia, atitude e lógica da evolução do negócio social. Ou seja, as características associadas a cada um dos 5 meta-princípios da lógica de ‘effectuation’, discutidos por Nunes-Pereira (2014).
Keywords: Empreendedorismo social
Negócios sociais
Effectuation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TINOCO, Gabriel Orsi. A lógica de "effectuation" aplicada à prática de dois empreendedores sociais de um negócio social no Rio de Janeiro. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GOTinoco.pdf354.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.