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dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorPulquerio, Guilherme Andrei Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-09-29T13:39:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPULQUERIO, Guilherme Andrei Gonçalves. CRM como ferramenta do marketing de relacionamento: o caso do Hospital Higienópolis. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18755-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.titleCRM como ferramenta do marketing de relacionamento: o caso do Hospital Higienópolispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo repleto de anúncios, sugestões de consumo, influenciadores que ditam tendências e campanhas de marketing milionárias, poucas organizações sobrevivem sem cuidar da sua base de clientes, e o primeiro passo para a manutenção da satisfação desses clientes é conhecê-los para entender suas preferências e expectativas. Tendo como motivação essa necessidade, muitas empresas têm investido em Customer Relationship Management (CRM), sistema com foco nos processos de marketing e gestão das informações, visando a conquistar a satisfação dos clientes e gerar valor para os acionistas. O presente trabalho tem como objetivo compreender de que maneira a implementação de uma plataforma de CRM, dentro do escopo do Marketing de Relacionamento, pode auxiliar no aumento da satisfação por parte dos clientes e, consequentemente, impactar no grau de fidelização deles. Para isso, foi feito o estudo de caso em um hospital particular situado na cidade de São Paulo que buscou entender quais as práticas adotadas pela administração na implementação do CRM, bem como os impactos gerados no índice do Net Promoter Score (NPS). Pode-se concluir que o Marketing de Relacionamento é capaz de gerar bons frutos para a organização e um grande impacto na satisfação e fidelização dos clientes, porém faz-se necessário um maior investimento em tecnologia e pessoas para implementação da plataforma CRM em sua plenitude.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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